Pular para o conteúdo principal

CONGRESSO INTERNACIONAL DOS 270 ANOS DA PRESENÇA AÇORIANA EM SANTA CATARINA





CONGRESSO INTERNACIONAL DOS 270 ANOS DA PRESENÇA AÇORIANA EM SANTA CATARINA
MAR, HISTÓRIA, PATRIMÔNIO, LITERATURA E IDENTIDADE.

Eventos, Congressos e seminários ligados as comemorações da chegada dos açorianos em Santa Catarina tem vindo a desenvolver de forma definitiva o panorama cultural catarinense, tanto no âmbito da cultura popular, quando na esfera acadêmica com um estreitar das relações entre o Estado de Santa Catarina e a Região Autônoma dos Açores.
Desde o primeiro grande congresso comemorativo aos 200 anos de chegada dos povoadores açorianos em Santa Catarina, realizado em setembro de 1948, foram dezenas de iniciativas que resultaram em mais de três dezenas de eventos, bem como protocolos de cooperação e de geminações entre cidades da Região Autônoma dos Açores e do litoral do Estado de Santa Catarina.
A produção literária, na prosa e na ficção, e a produção científica nas áreas de história, sociologia, demografia, antropologia e geografia humana se desenvolveram a ponto de Santa Catarina ser referência nos temas ligados a história da emigração/imigração de açorianos, nos Estados Unidos da América, Canadá, Portugal Continental e Açores, com centenas de trabalhos acadêmicos publicados.
O Congresso Internacional dos 270 De Presença Açoriana em Santa Catarina: Mar, História, Patrimônio, Literatura e Identidade, pretende reunir os principais investigadores da área em Santa Catarina, com a presença de professores, pesquisadores e escritores dos Estados Unidos da América, Espanha, Portugal com ênfase em cientistas açorianos de renome internacional nos trabalho de historia, literaturas e cultura açoriana, a fim de fomentar ainda mais este panorama, desenvolver parcerias e fortalecer acordos já existentes entre as comunidades e instituições dos países envolvidos.


INFORMAÇÕES DE CONTATO ADICIONAIS


ENCONTRE-NOSAvenida Hercílio Luz 523 - Centro  Ligar (48) 3222-5111

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOMONTAGEM FLORIANÓPOLIS FRIA NO INVERNO...

FLORIANÓPOLIS TÁ FRIA...

Preciso me esquentar logo e como diz a Marilyn Monroe "Ter uma carreira é maravilhoso, mas ela não pode te aquecer numa noite fria." ... enfim ai que frio GOSTOSO.
SÓ QUE SOZINHO, AI AI...

FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO.

O Festival Palco Giratório Sesc traz a Florianópolis 30 dias de programação intensa e gratuita, com apresentações de teatro, dança, circo, intervenções urbanas, oficinas e arte. Confira a agenda completa e aproveite: www.sesc-sc.com.br/palcogiratorio

ACONTECENDO AGORA!

    :A LUVA E A PEDRA
Espetáculo em repertório desde 2013 Concepção: A Luva e a Pedra é um texto de Quiqué Fernadez, autor e ator Argentino radicado em Madrid. O grupo entrou em contato com o autor e com sua montagem do referido espetáculo em 2011, quando participou do Festival CASA, em Londres. O interesse do grupo sobre o texto surgiu principalmente por se tratar de um trabalho que exigia técnica e fisicamente o trabalho de ator. O diretor e ator da montagem do Teatro em Trâmite, André Francisco, procurava um texto vigoroso e ao mesmo tempo capaz de provocar um trabalho técnico detalhado de interpretação naturalista – proposta expressa na pesquisa que o grupo realizava em 2013. A Luva e a Pedra se distinguia porque propõe a interpretação pelo ator do monólogo de alguns personagens, proposta que diversificava o trabalho do ator em uso do corpo e da voz. Apesar de permitir o acesso às técnicas do teatro naturalista de Stanislávski, o texto provocava uma abertura do leq…