segunda-feira, 29 de junho de 2009

Moda Elegância casual marca desfiles masculinos em Paris



Por Michelle Achkar para o Terra


Na moda masculina mudanças sutis provocam grandes mudanças de silhueta. Limitados a formas e peças, os itens do guarda-roupa masculino mudam com um simples encurtar de calças ou uma alteração na cartela de cores. Pois os desfiles da Semana de Moda Masculina de Paris, encerrados neste domingo na capital francesa, sinalizam a chegada de um novo homem.

As coleções primavera-verão 2010 caminham em duas direções, na de uma alfaiataria renovada por novos volumes, e proporções e na de uma moda esportiva. O resultado de ambas as propostas é uma elegância casual e despojada, mas focada na moda urbana.

As calças são as grandes vedetes da estação: mais larguinhas, brincam com as formas masculinas com volumes nos quadris; o cavalo, ou gancho, vem mais baixo (tipo saruel); e até as pernas aparecem mais largas embaixo do que nas coxas. Alguns modelos trazem zíperes para ampliar a idéia de volume, se usados abertos. Até as banidas pregas nos quadris ensaiam uma volta. E a barra está mais curta, muitas vezes com barra italiana, deixando à mostra os sapatos coloridos ou os mocassins. Nada de sapato preto no verão europeu 2010.

A cintura das calças também está mais alta, marcando bem o corpo, pois as peças são combinadas com malhas mais ajustadas ou paletós levemente mais curtos. Por outro lado, o paletó estilo jaquetão de quatro botões marca sua volta, mas em tecidos despojados e mais leves, como lãs finíssimas ou linho, e em cores claras.

Nenhum comentário: