quinta-feira, 11 de junho de 2009

RECICLAGEM: mais atitude,menos lixo!



A reciclagem é uma das formas mais eficazes de resolver o problema do lixo nas cidades.Além de diminuir a retirada de matéria-prima da natureza, de aumentar a vida útil dos aterros sanitários e de prevenir doenças como a dengue, possibilita a criação de novos empregos e de renda nas associações de catadores e indústrias recicladoras.




Faça a sua parte, repense e mude hábitos de consumo e de destinação dos resíduos, é bem fácil!




Reduza: Consuma menos e racionalize o uso de materiais no cotidiano.
Reutilize: Diversos produtos podem ser reutilizados antes de descartá-los.Seja criativo com objetos que você iria dispensar.
Recicle: Devolva o material usado ao ciclo de produção, entregue-o à coleta seletiva.




PARTICIPE DA COLETA SELETIVA!


Coloque todos os materiaisrecicláveis em um saco plástico ou caixa de papelão e entregue para a coleta seletiva da Comcap ou para catadores da sua região.É importante que estejam limpos, livres de gorduras e de outros resíduos.São recicláveis:




PAPEL: Embalagens da Tetra Pak, jornais, folhas de papel, listas telefônicas, caixas de papel e papelão.
PLÁSTICO: Garrafas de água e de refrigerantes, brinquedos, embalagens de produtos de higiene e limpeza, utensílios domésticos, baldes, bacias e outras peças plásticas.
METAL: Pregos, parafusos, arames, fios elétricos desencapados, objetos de cobre, zinco, ferro e latão.
VIDRO: Garrafas, copos, potes de alimentos e cacos de vidro ( embrulhe-os bem ou coloque em caixas, para evitar acidentes).
DICAS:
Resíduos orgânicos e rejeitos ( Fraldas descartáveis e lixo de banheiro), devem ser entregues à coleta convencional.

A Compostagem transforma o lixo úmido ( cascas de frutas e legumes, e sobras de alimentos) em adubo orgânico.


O Óleo de cozinha pode ser reciclado com o programa da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis ( Acif ) em parceria com a Comcap. Saiba onde está o ponto de entrega mais próximo pelo site: www.reoleo.com.br/ .

Pneus usados e outros materiais recicláveis podem ser entregues no Ecoponto instalado no CTReS, da Comcap: Rodovia Ademar Gonzaga km1, n°72, no Itacorubi.

Entulho de construção e demolição, restos de poda e objetos volumosos podem ser entregues gratuitamente no Aterro de Inertes da Comcap, no Bairro Saco Grande, fundos do Jornal O Estado, no limite de um metro cúbico por dia.

Informações, Críticas e Sugestões: 0800-643-1529 ou 3338-3031

Realização:

Nenhum comentário: