Projeto Curatorial
Cascaes em trânsito é uma exposição pública e panfletária em homenagem aos 101 anos de nascimento de Franklin Joaquim Cascaes (1908-1983). Pública porque será aberta para a visitação em um local com intensa circulação de pessoas na cidade de Florianópolis – o Terminal de Integração do Centro (TICEN). Panfletária já que irá distribuir à população, panfletos que contam histórias da Ilha de Santa Catarina, devolvendo assim as narrativas recolhidas por Cascaes junto às comunidades.
O aspecto panfletário desdobra-se ainda na proposição política da curadoria que busca inverter a lógica da produção cultural hegemônica, baseada em espaços restritos como museus, teatros e cinemas. Ao trazer uma exposição para um local outrora apenas destinado ao deslocamento de milhares de pessoas por dia, quer-se propor um novo uso, uma outra ocupação possível, restituindo à comunidade uma obra surgida da pesquisa direta junto a suas práticas sociais e culturais.
A exposição Cascaes em trânsito é constituída por dois módulos que ocorrerão concomitantemente. O primeiro será uma mostra de reproduções dos desenhos, esculturas e histórias de Franklin Cascaes que estarão distribuídas em diversos pontos do TICEN. Para tanto, serão utilizados adesivos, folders, monitores de vídeo e banners, que irão apresentar imagens e narrativas sobre o cotidiano, a política e a espiritualidade em Franklin Cascaes.
O segundo módulo foi concebido de acordo com o próprio título da exposição, Cascaes em trânsito. Nesse sentido, uma programação sempre em movimento estará ocorrendo nas dependências do TICEN. Serão aulas de desenho, registro em vídeo de histórias contadas pelos próprios passageiros, oficinas de aviãozinho, exibição de filmes, aulas públicas, apresentação teatral do espetáculo de bonecos “Causos do Frankolino”. Além disso, haverá uma mediação cênica realizada pela companhia Teatro em Trâmite que irá proporcionar o diálogo entre o universo de Cascaes e a população. Com isso, a curadoria pretende também mesclar as artes, ativando ao mesmo tempo as artes visuais, o teatro, o cinema e a literatura, tomando como fundamento o caráter múltiplo do trabalho que Franklin Cascaes realizou em vida.
Fernando C. Boppré
Curadores Co-realização
Programação no site: Cascaes 100 + 1
Comentários