Pular para o conteúdo principal

Galeria de Arte da UFSC abre exposição de Funcionários



SUMIE

すみえ
 Derivado da caligrafia chinesa, o Sumi-e chegou ao Japão no século XIV. É uma pintura de forte  influência Zen, onde o vazio é parte importante. Os traços do Sumi-e registram Simplicidade, são únicos, nunca retocados.
O material necessário para esta pintura são:o Suzuri (recipiente  para preparação da tinta), fude (pincel feito com pelo de ovelha ou texugo), kami (papel de arroz, e em nosso caso papel filtro), e do sumi (tinta fabricada a partir de carvão,cola).
Os artistas do Sumi-e retratam  especialmente os 4 Nobres Cavalheiros: a Orquídea Selvagem  representando a Primavera,   o Bambu   o Verão,  o Crisântemo  o Outono e a Ameixeira  o Inverno.
 Como estudantes desta arte, desejamos partilhar nosso encantamento pelas suas possibilidades enquanto arte também  interna.
 Com simplicidade.
Nadir Ferrari,
Telma Piacentini
Teresa Adada Sell

Galeria de Arte da UFSC abre a 25ª Exposição de Arte dos Funcionários.
A Galeria de Arte da Universidade Federal de Santa Catarina, sala “Aníbal Nunes Pires”, abriu nesta terça-feira, 29/09, a 25ª Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC. A abertura da exposição se deu com o  “Encontro com os Artistas”, que aconteceu às 18 horas. Em seguida, às 20 horas, houve uma apresentação do Coral da UFSC, sob regência de Miriam Moritz, e do Grupo de Dança “Fazendo Corpo Mole”, coordenado por Luciana Fiamoncini, do CDS – UFSC. A exposição poderá ser visitada até 30 de outubro.
Ao todo foram inscritas 53 obras de 30 funcionários-artistas, sendo que este ano a mostra conta com vários artistas que participam pela primeira vez da exposição. Os trabalhos apresentados são em diversas técnicas: 28 pinturas, 3 desenhos, 4 gravuras (xilos), 10 obras em tapeçaria — com bordados sobre retalhos, 2 objetos/instalações, 2 esculturas em cerâmica, 3 fotografias, e 1 livro de artista.
Além de ser um momento de comemoração e de confraternização entre os colegas, a exposição é também uma oportunidade para divulgar o trabalho artístico de funcionários da UFSC que, na maioria das vezes, têm se dedicado à arte como uma atividade paralela às suas atividades profissionais na instituição.
Participam da mostra, funcionários técnico-adminsitrativos e professores, tanto da ativa quanto aposentados.
A exposição nasceu do desejo de comemorar o Dia do Servidor (Funcionário) Público Federal, dia 28 de outubro, É uma realização do DAC - Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC.

Funcionários-artistas desta exposição:
Alzemiro Lídio Vieira
Ana Beatriz Cerisara (Anabea)
Ana Carine Garcia Montero (Nana Garcia)
Ana Maria Borges de Sousa (Ana Baiana)
Antonio Carlos da Silva
Bernardo Gonçalves Riso
Carlos Augusto Locatelli
Eladir Maria Anália Domingos
Eleonor Minho Conill
Gina Struffaldi Morato
Ilca Marlene Barcellos de Souza
Jacinta Vivien Soares
Jaime Baião
Julia Nobu Iguti da Silva
Maria Albaneza da Silva Fogaça
Maria de Lourdes Alves Borges (Dudi Borges)
Maria Esmênia Ribeiro Gonçalves
Maria Helena Bittencourt Westrupp (Leca Westrupp)
Marilene Jeremias
Nadir Ferrari
Neila Terezinha Rosa Bianchin
Olinda Evangelista
Rita de Cássia Schipmann Eger
Sonia Beltrame
Silvia Zanatta Da Ros
Telma Anita Piacentini
Teresa Adada Sell (Nina)
Vera Lícia Vaz de Arruda
Yara Regina Bianchini Mello
Zulma Neves de Amorim Borges


SERVIÇO:
O QUÊ: 25ª Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC.
QUANDO: Abertura dia 29 de setembro de 2009, terça-feira, às 18horas. Com o Encontro com os Artistas, apresentação do Coral da UFSC e do grupo de dança Fazendo Corpo Mole. A visitação vai até 30 de outubro, de 2ª a 6ª, das 10h às 18h30min.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência, campus da UFSC, Trindade, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Galeria: (48) 3721-9683 e galeriadearte@dac.ufsc.br - DAC UFSC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C