sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Galeria de Arte da UFSC abre exposição de Funcionários



SUMIE

すみえ
 Derivado da caligrafia chinesa, o Sumi-e chegou ao Japão no século XIV. É uma pintura de forte  influência Zen, onde o vazio é parte importante. Os traços do Sumi-e registram Simplicidade, são únicos, nunca retocados.
O material necessário para esta pintura são:o Suzuri (recipiente  para preparação da tinta), fude (pincel feito com pelo de ovelha ou texugo), kami (papel de arroz, e em nosso caso papel filtro), e do sumi (tinta fabricada a partir de carvão,cola).
Os artistas do Sumi-e retratam  especialmente os 4 Nobres Cavalheiros: a Orquídea Selvagem  representando a Primavera,   o Bambu   o Verão,  o Crisântemo  o Outono e a Ameixeira  o Inverno.
 Como estudantes desta arte, desejamos partilhar nosso encantamento pelas suas possibilidades enquanto arte também  interna.
 Com simplicidade.
Nadir Ferrari,
Telma Piacentini
Teresa Adada Sell

Galeria de Arte da UFSC abre a 25ª Exposição de Arte dos Funcionários.
A Galeria de Arte da Universidade Federal de Santa Catarina, sala “Aníbal Nunes Pires”, abriu nesta terça-feira, 29/09, a 25ª Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC. A abertura da exposição se deu com o  “Encontro com os Artistas”, que aconteceu às 18 horas. Em seguida, às 20 horas, houve uma apresentação do Coral da UFSC, sob regência de Miriam Moritz, e do Grupo de Dança “Fazendo Corpo Mole”, coordenado por Luciana Fiamoncini, do CDS – UFSC. A exposição poderá ser visitada até 30 de outubro.
Ao todo foram inscritas 53 obras de 30 funcionários-artistas, sendo que este ano a mostra conta com vários artistas que participam pela primeira vez da exposição. Os trabalhos apresentados são em diversas técnicas: 28 pinturas, 3 desenhos, 4 gravuras (xilos), 10 obras em tapeçaria — com bordados sobre retalhos, 2 objetos/instalações, 2 esculturas em cerâmica, 3 fotografias, e 1 livro de artista.
Além de ser um momento de comemoração e de confraternização entre os colegas, a exposição é também uma oportunidade para divulgar o trabalho artístico de funcionários da UFSC que, na maioria das vezes, têm se dedicado à arte como uma atividade paralela às suas atividades profissionais na instituição.
Participam da mostra, funcionários técnico-adminsitrativos e professores, tanto da ativa quanto aposentados.
A exposição nasceu do desejo de comemorar o Dia do Servidor (Funcionário) Público Federal, dia 28 de outubro, É uma realização do DAC - Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC.

Funcionários-artistas desta exposição:
Alzemiro Lídio Vieira
Ana Beatriz Cerisara (Anabea)
Ana Carine Garcia Montero (Nana Garcia)
Ana Maria Borges de Sousa (Ana Baiana)
Antonio Carlos da Silva
Bernardo Gonçalves Riso
Carlos Augusto Locatelli
Eladir Maria Anália Domingos
Eleonor Minho Conill
Gina Struffaldi Morato
Ilca Marlene Barcellos de Souza
Jacinta Vivien Soares
Jaime Baião
Julia Nobu Iguti da Silva
Maria Albaneza da Silva Fogaça
Maria de Lourdes Alves Borges (Dudi Borges)
Maria Esmênia Ribeiro Gonçalves
Maria Helena Bittencourt Westrupp (Leca Westrupp)
Marilene Jeremias
Nadir Ferrari
Neila Terezinha Rosa Bianchin
Olinda Evangelista
Rita de Cássia Schipmann Eger
Sonia Beltrame
Silvia Zanatta Da Ros
Telma Anita Piacentini
Teresa Adada Sell (Nina)
Vera Lícia Vaz de Arruda
Yara Regina Bianchini Mello
Zulma Neves de Amorim Borges


SERVIÇO:
O QUÊ: 25ª Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC.
QUANDO: Abertura dia 29 de setembro de 2009, terça-feira, às 18horas. Com o Encontro com os Artistas, apresentação do Coral da UFSC e do grupo de dança Fazendo Corpo Mole. A visitação vai até 30 de outubro, de 2ª a 6ª, das 10h às 18h30min.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência, campus da UFSC, Trindade, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Galeria: (48) 3721-9683 e galeriadearte@dac.ufsc.br - DAC UFSC

Nenhum comentário: