Pular para o conteúdo principal

Começam as Inscrições para o Floripa Teatro / Festival de Teatro Isnard Azevedo 2010!



A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) está recebendo até 29 de janeiro inscrições para um dos mais importantes festivais de teatro do Brasil. O 17º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo será realizado de 07 a 16 de maio de 2010, abrangendo espetáculos adultos, infanto-juvenis, de rua e animação, sem caráter competitivo, com apresentações gratuitas em espaços oficiais e alternativos em vários pontos da cidade. Na edição de 2009, o evento contou com a participação de 32 grupos de sete estados brasileiros, atraindo cerca de 40 mil espectadores.


As inscrições para o Floripa Teatro 2010 podem ser feitas na sede da Fundação Franklin Cascaes, à Rua Antônio Luz nº 260, no Centro, ou por meio de Sedex, sendo validado apenas o material que estiver com a data de postagem dentro do prazo. O regulamento completo, a ficha de inscrição e outras informações estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (www.pmf.sc.gov.br/franklincascaes).

Para a seleção dos participantes inscritos será levada em consideração a relevância artística dos grupos; a diversidade de linguagem proposta dentro da encenação e sua originalidade; a excelência artística da obra; e a grade de programação. As companhias teatrais selecionadas poderão realizar até dez apresentações em espaços a serem definidos pela comissão organizadora.

Novidades para 2010

Uma das novidades em 2010 é a realização pela primeira vez do Circuito Floripa Teatro – Santa Catarina, no período de 18 a 26 de maio, aproveitando a presença dos grupos participantes do festival, e levando apresentações a sete cidades catarinenses. “A idéia é dinamizar a cena teatral catarinense com espetáculos de qualidade em municípios que têm pouco acesso a esse tipo de programação. Com isso, estaremos contribuindo para despertar o gosto pela arte teatral, além de divulgarmos o próximo festival, a ser realizado em 2011”, explica Sulanger Bavaresco, coordenadora técnica do evento.

A programação do 17º Floripa Teatro inclui apresentações nos teatros Álvaro de Carvalho, Governador Pedro Ivo e União Beneficente Recreativa Operária (UBRO), e também em locais alternativos (lonas, escolas, praças e centros comunitários). A proposta do Festival Isnard Azevedo é apresentar um panorama do teatro brasileiro contemporâneo através de espetáculos com diferentes linguagens.

O evento visa ainda fortalecer a troca de experiências entre os participantes, incentivar o aprimoramento profissional e as iniciativas de teatro de grupo, além de apoiar a circulação das companhias teatrais pelo Brasil, contribuindo para a formação de platéias.

Em 2009, o Floripa Teatro proporcionou 138 apresentações teatrais em 13 espaços da cidade, reunindo um público de quase 40 mil pessoas. A descentralização do evento para outras regiões do município e a construção da maior grade de programação da história do festival foram viabilizadas com o patrocínio da Enercan - Campos Novos Energia S.A., Baesa – Energética Barra Grande S.A., Caixa Econômica Federal e Eletrosul – Centrais Elétricas S.A. (via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura/MinC), e Unimed Grande Florianópolis (por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura).

Serviço:
O quê: Inscrições para o 17º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo
Quando: até 29 de janeiro de 2010
Quanto: Gratuito
Onde: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC)
Rua Antônio Luz nº 260 – Centro
CEP. 88.010-410
(48) 3324-1415 (48) 3324-1415

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOMONTAGEM FLORIANÓPOLIS FRIA NO INVERNO...

FLORIANÓPOLIS TÁ FRIA...

Preciso me esquentar logo e como diz a Marilyn Monroe "Ter uma carreira é maravilhoso, mas ela não pode te aquecer numa noite fria." ... enfim ai que frio GOSTOSO.
SÓ QUE SOZINHO, AI AI...

FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO.

O Festival Palco Giratório Sesc traz a Florianópolis 30 dias de programação intensa e gratuita, com apresentações de teatro, dança, circo, intervenções urbanas, oficinas e arte. Confira a agenda completa e aproveite: www.sesc-sc.com.br/palcogiratorio

ACONTECENDO AGORA!

    :A LUVA E A PEDRA
Espetáculo em repertório desde 2013 Concepção: A Luva e a Pedra é um texto de Quiqué Fernadez, autor e ator Argentino radicado em Madrid. O grupo entrou em contato com o autor e com sua montagem do referido espetáculo em 2011, quando participou do Festival CASA, em Londres. O interesse do grupo sobre o texto surgiu principalmente por se tratar de um trabalho que exigia técnica e fisicamente o trabalho de ator. O diretor e ator da montagem do Teatro em Trâmite, André Francisco, procurava um texto vigoroso e ao mesmo tempo capaz de provocar um trabalho técnico detalhado de interpretação naturalista – proposta expressa na pesquisa que o grupo realizava em 2013. A Luva e a Pedra se distinguia porque propõe a interpretação pelo ator do monólogo de alguns personagens, proposta que diversificava o trabalho do ator em uso do corpo e da voz. Apesar de permitir o acesso às técnicas do teatro naturalista de Stanislávski, o texto provocava uma abertura do leq…