Pular para o conteúdo principal

Aeródromo do Campeche pode se tornar patrimônio da humanidade


Projeto para tombamento universal da rota da Aéropostale está em estudo e inclui passagem dos pilotos franceses por Florianópolis


Florianópolis possui na região do Campeche um dos vestígios mais preservados da atuação da Compagnie Génerale Aéropostale no Brasil, empresa de correio aéreo francesa para a qual trabalhou o piloto Antoine de Saint-Exupéry. O registro dessa passagem pela comunidade do Sul da Ilha de Santa Catarina pode se tornar patrimônio histórico universal com o tombamento da rota intercontinental feita pelo famoso aviador e escritor francês, autor do livro O Pequeno Príncipe. O projeto está na pauta da visita do representante da comissão superior dos monumentos históricos e Presidente do Colégio de Expertise do Patrimônio Aeronáutico da França, Max Armanet, que estará na comunidade nesta terça-feira (29/12), às 15h
Armanet vai conhecer o patrimônio histórico aeronáutico do Campeche e o lugar onde fica o casarão de passagem dos pilotos da extinta companhia francesa, chamado de “Popote” pelos pescadores locais. Também conhecerá o projeto “De Saint-Exupéry a Zeperri”, que propõe o restauro do velho casarão e instalação de um memorial da companhia de aviação. O imóvel é a única estrutura ainda de pé, remanescente da atuação da Aéropostale no Brasil, cujas escalas iam de Natal a Pelotas. O terreno abrigava ainda um hangar, transferido para o aeroporto Hercílio Luz, e redes de comunicação sem fio que foram desativadas.
A vinda do especialista francês – que também é diretor do Jornal Libération e Presidente da Comissão do Patrimônio do Aeroclube da França – foi articulada pelo governador Luiz Henrique da Silveira e prefeito Dário Berger durante viagem internacional à Europa, em outubro. A ideia é promover a recuperação de todo o complexo ainda existente, e que integra o antigo campo de pouso do Campeche, transformando a área num parque urbano para a cidade.

Patrimônio universal

Um projeto para tombamento da “Ligne” – a rota intercontinental da Aéropostale – como patrimônio imaterial da humanidade está em estudo para ser apresentado à Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura (Unesco) e pode incluir a região do Campeche, não apenas pela estrutura física ainda existente no bairro como também pela convivência amigável surgida entre os pilotos e moradores da comunidade.
A Compagnie Génerale Aéropostale foi pioneira no serviço de correio aéreo entre a Europa, África e América do Sul, contando com o trabalho de pilotos veteranos da Primeira Guerra Mundial para acelerar a comunicação entre os países e romper as fronteiras entre os continentes. A importância da empresa para o desenvolvimento da aviação internacional, aliada à grandiosidade dos feitos dos pilotos que arriscavam suas vidas nos primórdios da aviação, ganhou mais visibilidade pela obra de um deles, que também foi escritor: Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro Pequeno Príncipe, entre outros sucessos editoriais.
O próprio Saint-Exupéry menciona Florianópolis no livro Vôo Noturno (1931). Ele, que foi o mais célebre dos pilotos, era conhecido pelos pescadores como “Zeperri”, devido à dificuldade que os moradores, descendentes de açorianos, tinham de pronunciar o sobrenome francês. Entre as amizades do escritor na comunidade, uma tornou-se especial. Manoel Rafael Inácio, o “seo” Deca, guardou na lembrança as passagens do piloto pela região. A memória dessa amizade virou um livro, escrito por Getúlio Inácio, filho do pescador.
O Campeche foi palco de várias aventuras dos aviadores da Aéropostale entre as décadas de 1920 e 1930, guardando traços da inusitada convivência dos pilotos franceses com pescadores ilhéus. Os ases da pilotagem, tais como Jean Mermoz, Henri Guillaumet, Saint-Exupéry e outros, tiveram passagens pela Ilha de Santa Catarina registradas aleatoriamente, mas eternizadas em livros, como as memórias de Paul Vachet, em Avant les Jets (1964), onde o autor conta sobre a compra do terreno de aviação e a relação com os “compadres” catarinenses.

Pilotos e pescadores

A agenda de Max Armanet em Florianópolis inclui sobrevôo para observação da Ilha, visita ao Campeche e gravação de depoimento para um vídeo documentário, que será exibido no festival de filmes latino-americanos de Toulouse, na França, em março, integrando o projeto “De Saint-Exupéry a Zeperri”. A proposta contempla ainda o restauro do casarão “Popote” para implantação do memorial “Pilotos e Pescadores”, e instalação da exposição permanente “Memória da Aéropostale”.
O projeto de restauro do imóvel, idealizado pelos arquitetos Lilian Mendonça, Juliana Ramos e Peter Widmer, foi aprovado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), e agora será encaminhado ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SC) para avaliação. O financiamento da obra deverá contar com recursos da iniciativa privada, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, via Ministério da Cultura (Minc). Depois de restaurado, o imóvel será administrado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).
A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Florianópolis, Governo do Estado de Santa Catarina, Succession Saint-Exupéry e Air France, empresa que incorporou a Aéropostale. Já a realização do documentário é coordenada por Branca Regina Rosa, com participação de Delmar Gularte nas filmagens. A coordenação do projeto “De Saint-Exupéry a Zeperri” está sob responsabilidade de Mônica Cristina Corrêa, doutora em Língua e Literatura Francesa pela USP.

Via: FCC

Comentários

Môni disse…
O Blog está lindo e super interessante. Parabéns Rafael por essa iniciativa tão bacana!!
Bjos dos Mútuos de Itajaí

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C