segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Campeã do Carnaval de Florianópolis 2010 Embaixada Copa Lord


Enredo

Sinopse

TEMA ENREDO PARA CARNAVAL 2010.

Sendo assim, a Copa Lord, como num passe de mágica, vem através do enredo: MARRAKECH......O FANTÁSTICO MUNDO MÁGICO NA TERRA DO SOL POENTE, buscar em Marrocos a inspiração para seu tema enredo. É dentro dos muros da Medina sob o olhar contemplador do Minarete da Mesquita de koutobia que encontramos a milenar história de Marrakech. Também conhecida como a “Cidade Vermelha” ou a “Perola do sul”.
Rodeada por um impressionante oásis de palmeiras, a cidade fica num importante entroncamento no sopé da cordilheira do Atlas tornando-se um ponto de encontro das culturas berbere, árabe e africana, que aqui se juntam numa feliz miscelânea de cores, sons e atividades.
A Copa Lord conta e canta esse mundo mágico com suas tradições e lendas, hábitos, cultura e religiosidade. E, acima de tudo as características típicas que dão a essa cidade histórica o título de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Marrakech que em árabe significa “Terra do Sol Poente” foi por muitos séculos alvo de disputada por reis durante sucessivas dinastias. Fundada pelo almorávida Yusuf Ibn Tashfin, em 1062, foi inicialmente uma pequena cidade fortificada, mas sob o comando do seu filho Ali ibn Yusuf transformou-se na mais importante de Marrocos dando seu nome ao país. E já foi sua capital na época do império.
Em pleno deserto a magia do tempo faz surgir um impressionante oásis de palmeiras tendo ao fundo os cumes eternamente nevados da cordilheira do Atlas – como que um anel de encanto - Esse contraste natural faz com que lhe chamem carinhosamente por “A Pérola do Sul”.
Os habitantes das mais antigas tribos Berberes do Norte da África, e os Tuaregues conseguem até hoje manter suas tradições no vestuário e alimentação. A conquista dessa região pelos árabes só vem a enriquecer ainda mais com a arquitetura; novas lendas e costumes. Todos se integram nessa harmoniosa aculturação.
O tempo fez de Marrakech uma fonte de inspiração para artistas de varias partes do mundo. Sua atmosfera, o colorido e a exuberância de seu glamour a tornam uma cidade indescritível.
Nela foram construídos maravilhosos palácios com suas fontes cristalinas, jardins, mesquitas e banhos comunais.
É em Marrakech que está situada a famosa Praça Jema-El-Fna rodeada por pitorescos cafés que a transformam numa grande arena para exibir noite adentro esse Grande Circo Místico, onde a mistura das tribos marroquinas são fortemente representadas por suas tradições.
Malabaristas e contorcionistas por toda praça exibem suas habilidades e as dançarinas e encantadores de serpentes são figuras desse mágico quadro. Berberes em seus trajes típicos são vistos como vendedores de água e os silvos das mulheres da mais variadas tribos anunciam quase sempre a chegada de algo novo.
Às especiarias formam na praça verdadeiras pirâmides coloridas que vão dando os cheiros característicos da culinária nos pratos mais exóticos, e não menos colorida é a tapeçaria típica a flamejar nas portas e entradas dos sulks, onde artífices fabricam também objetos de couro, prata, latão, cerâmica, metais e pedras preciosas.
Misture isso e muito mais, pois você se encontra dentro do grande mercado de Jemaa-El-Fna, considerado um dos cincos mais antigos, típicos e exóticos mercados do mundo.
Para refrescar, nada mais atraente do que passar nas barracas de sulcos tropicais onde o cheiro das flores de laranjeira deixam no ar fluido para os sentidos e nos levam as mágicas fantasias do Chez Ali em pleno deserto, com seus camelos e cavalos ricamente ornamentados e suas dançarinas do ventre, onde tudo parece ser o “Sonhos das Mil e Uma Noites”.
Sentir-se um Sultão a andar de charretes ornamentas a luz de velhas lamparinas que circulam pela praça e cidade, podem concluir uma noite infindável de sonhos e fantasias.
E assim a Copa Lord faz a mágica de levar para a avenida essa exótica cultura, e faz brindar na passarela do samba como bom Marrakechiano o seu tradicional chá de menta e saudando Salamaleco e tendo como resposta Aleco-mi-salam, que significa dizer Louvado seja Deus.......Para sempre seja louvado em Marrakech esse “Fantástico Mundo Mágico na Terra do Sol Poente”.

Fonte site da escola : Embaixada Copa Lord 2010

Nenhum comentário: