Pular para o conteúdo principal

Campeã do Carnaval de Florianópolis 2010 Embaixada Copa Lord


Enredo

Sinopse

TEMA ENREDO PARA CARNAVAL 2010.

Sendo assim, a Copa Lord, como num passe de mágica, vem através do enredo: MARRAKECH......O FANTÁSTICO MUNDO MÁGICO NA TERRA DO SOL POENTE, buscar em Marrocos a inspiração para seu tema enredo. É dentro dos muros da Medina sob o olhar contemplador do Minarete da Mesquita de koutobia que encontramos a milenar história de Marrakech. Também conhecida como a “Cidade Vermelha” ou a “Perola do sul”.
Rodeada por um impressionante oásis de palmeiras, a cidade fica num importante entroncamento no sopé da cordilheira do Atlas tornando-se um ponto de encontro das culturas berbere, árabe e africana, que aqui se juntam numa feliz miscelânea de cores, sons e atividades.
A Copa Lord conta e canta esse mundo mágico com suas tradições e lendas, hábitos, cultura e religiosidade. E, acima de tudo as características típicas que dão a essa cidade histórica o título de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Marrakech que em árabe significa “Terra do Sol Poente” foi por muitos séculos alvo de disputada por reis durante sucessivas dinastias. Fundada pelo almorávida Yusuf Ibn Tashfin, em 1062, foi inicialmente uma pequena cidade fortificada, mas sob o comando do seu filho Ali ibn Yusuf transformou-se na mais importante de Marrocos dando seu nome ao país. E já foi sua capital na época do império.
Em pleno deserto a magia do tempo faz surgir um impressionante oásis de palmeiras tendo ao fundo os cumes eternamente nevados da cordilheira do Atlas – como que um anel de encanto - Esse contraste natural faz com que lhe chamem carinhosamente por “A Pérola do Sul”.
Os habitantes das mais antigas tribos Berberes do Norte da África, e os Tuaregues conseguem até hoje manter suas tradições no vestuário e alimentação. A conquista dessa região pelos árabes só vem a enriquecer ainda mais com a arquitetura; novas lendas e costumes. Todos se integram nessa harmoniosa aculturação.
O tempo fez de Marrakech uma fonte de inspiração para artistas de varias partes do mundo. Sua atmosfera, o colorido e a exuberância de seu glamour a tornam uma cidade indescritível.
Nela foram construídos maravilhosos palácios com suas fontes cristalinas, jardins, mesquitas e banhos comunais.
É em Marrakech que está situada a famosa Praça Jema-El-Fna rodeada por pitorescos cafés que a transformam numa grande arena para exibir noite adentro esse Grande Circo Místico, onde a mistura das tribos marroquinas são fortemente representadas por suas tradições.
Malabaristas e contorcionistas por toda praça exibem suas habilidades e as dançarinas e encantadores de serpentes são figuras desse mágico quadro. Berberes em seus trajes típicos são vistos como vendedores de água e os silvos das mulheres da mais variadas tribos anunciam quase sempre a chegada de algo novo.
Às especiarias formam na praça verdadeiras pirâmides coloridas que vão dando os cheiros característicos da culinária nos pratos mais exóticos, e não menos colorida é a tapeçaria típica a flamejar nas portas e entradas dos sulks, onde artífices fabricam também objetos de couro, prata, latão, cerâmica, metais e pedras preciosas.
Misture isso e muito mais, pois você se encontra dentro do grande mercado de Jemaa-El-Fna, considerado um dos cincos mais antigos, típicos e exóticos mercados do mundo.
Para refrescar, nada mais atraente do que passar nas barracas de sulcos tropicais onde o cheiro das flores de laranjeira deixam no ar fluido para os sentidos e nos levam as mágicas fantasias do Chez Ali em pleno deserto, com seus camelos e cavalos ricamente ornamentados e suas dançarinas do ventre, onde tudo parece ser o “Sonhos das Mil e Uma Noites”.
Sentir-se um Sultão a andar de charretes ornamentas a luz de velhas lamparinas que circulam pela praça e cidade, podem concluir uma noite infindável de sonhos e fantasias.
E assim a Copa Lord faz a mágica de levar para a avenida essa exótica cultura, e faz brindar na passarela do samba como bom Marrakechiano o seu tradicional chá de menta e saudando Salamaleco e tendo como resposta Aleco-mi-salam, que significa dizer Louvado seja Deus.......Para sempre seja louvado em Marrakech esse “Fantástico Mundo Mágico na Terra do Sol Poente”.

Fonte site da escola : Embaixada Copa Lord 2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen...

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo...

CONGRESSO INTERNACIONAL DOS 270 ANOS DA PRESENÇA AÇORIANA EM SANTA CATARINA

CONGRESSO INTERNACIONAL DOS 270 ANOS DA PRESENÇA AÇORIANA EM SANTA CATARINA MAR, HISTÓRIA, PATRIMÔNIO, LITERATURA E IDENTIDADE. Eventos, Congressos e seminários ligados as comemorações da chegada dos açorianos em Santa Catarina tem vindo a desenvolver de forma definitiva o panorama cultural catarinense, tanto no âmbito da cultura popular, quando na esfera acadêmica com um estreitar das relações e ntre o Estado de Santa Catarina e a Região Autônoma dos Açores. Desde o primeiro grande congresso comemorativo aos 200 anos de chegada dos povoadores açorianos em Santa Catarina, realizado em setembro de 1948, foram dezenas de iniciativas que resultaram em mais de três dezenas de eventos, bem como protocolos de cooperação e de geminações entre cidades da Região Autônoma dos Açores e do litoral do Estado de Santa Catarina. A produção literária, na prosa e na ficção, e a produção científica nas áreas de história, sociologia, demografia, antropologia e geografia humana se dese...