Pular para o conteúdo principal

As pontes Governador Pedro Ivo Campos e Governador Colombo Machado Sales chamam mais atenção que a ponte Hercílio Luz


Iluminadas, as pontes Governador Pedro Ivo Campos e Governador Colombo Machado Sales criam um novo marco de referência para a cidade.

Apostando na iluminação como recurso para causar impacto visual na cidade, a prefeitura de Florianópolis (SC) investiu na modernização e ampliação de seu parque de iluminação pública. O convênio firmado entra a prefeitura municipal e a Celesc Distribuição viabilizou a instalação de lâmpadas vapor metálico Golden na iluminação de destaque dos pilares das pontes Governador Pedro Ivo Campos e Governador Colombo Machado Sales, que interligam a Ilha de Santa Catarina e o continente.
A iluminação de cunho decorativo, inaugurada com show pirotécnico em 13 de maio, procurou promover um embelezamento da cidade às vésperas de receber o Conselho Mundial de Viagens e Turisno - WTTC, evento realizado pela primeira vez no continente sul-americano em maio.
O projeto foi elaborado e executado pelo corpo técnico do Consórcio SQE - formado pelas empresas Sadenco, Quantum e Enerconsult -, responsável pela gestão integral da iluminação pública na capital em conjunto com Celesc Distribuição.
Foram instaladas 160 lâmpadas de vapor metálico tubular coloridas, com tecnologia Golden, e potência de 400W. Aplicadas em projetores de alto rendimento distribuídos nos pilares de sustentação das pontes, "as lâmpadas tubulares na cor azul causaram um grande impacto no visual da cidade, que ganhou um novo cartão postal", afirma o diretor da Sadenco e engenheiro Pedro Alberto de Miranda Santos. Foram usados sete projetores em cada pilar, com fachos de luz direcionados para o alto buscando realçar os pilares das pontes e destacar o cenário à distância, para observação de vários locais da cidade.
Santos explica que também foram recuperados os sistemas de iluminação das passarelas de pedestres e ciclistas sob as pontes, utilizando lâmpadas vapor de sódio 70 W. "Elas formam uma linha amarela no contorno das pontes, o que contribui tanto para o embelezamento, como para a segurança e conforto dos usuários", avalia.
O executivo que integrou a equipe técnica responsável pelo desenvolvimento do projeto explica que foram testadas diversas lâmpadas no local, mas a que apresentou a tonalidade de azul mais adequada foi a que utiliza tecnologia Golden. Essa lâmpada de formato tubular proporciona ótima saturação de cor e dispensa gelatinas para obtenção dos efeitos decorativos, "o que a torna ideal para locais que demandam efeitos diferenciados", esclarece o diretor comercial da Golden, Ricardo Cricci.
O serviço de modernização da iluminação das pontes também demandou a utilização de reatores para acendimento das lâmpadas, usando o padrão metálico/mercúrio com ignitor de pulso superior a 2800V.
O projeto de iluminação de destaque das pontes, que levou cerca de 30 dias para ser concluído, foi orçado em aproximadamente R$ 1 milhão e custeado através de convênio entre a prefeitura de Florianópolis, a Celesc Distribuição e o governo do Estado de Santa Catarina. O valor inclui a modernização de 1.329 unidades de iluminação do município. Os resultados do investimento já podem ser notados, seja na maior visibilidade dada aos pontos turísticos da cidade, melhorando sua imagem perante a comunidade e visitantes, seja pelo conforto propiciado aos 150 mil veículos que circulam pelas pontes diariamente. "A iluminação decorativa não só reforça a beleza, como acentua o potencial turístico de Florianópolis", argumenta Cricci.
O sucesso do projeto é tanto que, segundo Santos, a prefeitura de Florianópolis dará continuidade aos investimentos para modernização e ampliação do seu parque de iluminação pública.

Sobre o Consórcio SQE

O consórcio Sadenco - Quantum - Enerconsult realiza desde 2005 a gestão integral do sistema de iluminação pública do município de Florianópolis (SC) e, desde 2004, do município de Joinville (SC). É responsável pelo gerenciamento informatizado, manutenção preventiva e corretiva, modernização e ampliação destes sistemas iluminação, sob a ordenação destes municípios.
As empresas Sadenco e Quantum têm sede em Florianópolis e atuam na execução de obras e prestação de serviços na área de engenharia elétrica e iluminação pública em todo o Brasil. A empresa Enerconsult, cuja sede é em São Paulo, é integrante do grupo multinacional ARCADIS que atua na área de projetos e gerenciamento de empreendimentos de grande porte, tais como usinas hidroelétricas, termoelétricas, sendo responsável pelo gerenciamento do maior parque de iluminação pública do mundo: o município de São Paulo.
O consórcio Sadenco - Quantum - Enerconsult conquistou dois prêmios no último Prêmio ABILUX- Projetos de Iluminação, realizado em 2006. Obteve o primeiro lugar na categoria "Iluminação Pública", e o segundo lugar no quesito "Iluminação Eficiente".

Fonte: VÉRTICE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C