terça-feira, 16 de março de 2010

As pontes Governador Pedro Ivo Campos e Governador Colombo Machado Sales chamam mais atenção que a ponte Hercílio Luz


Iluminadas, as pontes Governador Pedro Ivo Campos e Governador Colombo Machado Sales criam um novo marco de referência para a cidade.

Apostando na iluminação como recurso para causar impacto visual na cidade, a prefeitura de Florianópolis (SC) investiu na modernização e ampliação de seu parque de iluminação pública. O convênio firmado entra a prefeitura municipal e a Celesc Distribuição viabilizou a instalação de lâmpadas vapor metálico Golden na iluminação de destaque dos pilares das pontes Governador Pedro Ivo Campos e Governador Colombo Machado Sales, que interligam a Ilha de Santa Catarina e o continente.
A iluminação de cunho decorativo, inaugurada com show pirotécnico em 13 de maio, procurou promover um embelezamento da cidade às vésperas de receber o Conselho Mundial de Viagens e Turisno - WTTC, evento realizado pela primeira vez no continente sul-americano em maio.
O projeto foi elaborado e executado pelo corpo técnico do Consórcio SQE - formado pelas empresas Sadenco, Quantum e Enerconsult -, responsável pela gestão integral da iluminação pública na capital em conjunto com Celesc Distribuição.
Foram instaladas 160 lâmpadas de vapor metálico tubular coloridas, com tecnologia Golden, e potência de 400W. Aplicadas em projetores de alto rendimento distribuídos nos pilares de sustentação das pontes, "as lâmpadas tubulares na cor azul causaram um grande impacto no visual da cidade, que ganhou um novo cartão postal", afirma o diretor da Sadenco e engenheiro Pedro Alberto de Miranda Santos. Foram usados sete projetores em cada pilar, com fachos de luz direcionados para o alto buscando realçar os pilares das pontes e destacar o cenário à distância, para observação de vários locais da cidade.
Santos explica que também foram recuperados os sistemas de iluminação das passarelas de pedestres e ciclistas sob as pontes, utilizando lâmpadas vapor de sódio 70 W. "Elas formam uma linha amarela no contorno das pontes, o que contribui tanto para o embelezamento, como para a segurança e conforto dos usuários", avalia.
O executivo que integrou a equipe técnica responsável pelo desenvolvimento do projeto explica que foram testadas diversas lâmpadas no local, mas a que apresentou a tonalidade de azul mais adequada foi a que utiliza tecnologia Golden. Essa lâmpada de formato tubular proporciona ótima saturação de cor e dispensa gelatinas para obtenção dos efeitos decorativos, "o que a torna ideal para locais que demandam efeitos diferenciados", esclarece o diretor comercial da Golden, Ricardo Cricci.
O serviço de modernização da iluminação das pontes também demandou a utilização de reatores para acendimento das lâmpadas, usando o padrão metálico/mercúrio com ignitor de pulso superior a 2800V.
O projeto de iluminação de destaque das pontes, que levou cerca de 30 dias para ser concluído, foi orçado em aproximadamente R$ 1 milhão e custeado através de convênio entre a prefeitura de Florianópolis, a Celesc Distribuição e o governo do Estado de Santa Catarina. O valor inclui a modernização de 1.329 unidades de iluminação do município. Os resultados do investimento já podem ser notados, seja na maior visibilidade dada aos pontos turísticos da cidade, melhorando sua imagem perante a comunidade e visitantes, seja pelo conforto propiciado aos 150 mil veículos que circulam pelas pontes diariamente. "A iluminação decorativa não só reforça a beleza, como acentua o potencial turístico de Florianópolis", argumenta Cricci.
O sucesso do projeto é tanto que, segundo Santos, a prefeitura de Florianópolis dará continuidade aos investimentos para modernização e ampliação do seu parque de iluminação pública.

Sobre o Consórcio SQE

O consórcio Sadenco - Quantum - Enerconsult realiza desde 2005 a gestão integral do sistema de iluminação pública do município de Florianópolis (SC) e, desde 2004, do município de Joinville (SC). É responsável pelo gerenciamento informatizado, manutenção preventiva e corretiva, modernização e ampliação destes sistemas iluminação, sob a ordenação destes municípios.
As empresas Sadenco e Quantum têm sede em Florianópolis e atuam na execução de obras e prestação de serviços na área de engenharia elétrica e iluminação pública em todo o Brasil. A empresa Enerconsult, cuja sede é em São Paulo, é integrante do grupo multinacional ARCADIS que atua na área de projetos e gerenciamento de empreendimentos de grande porte, tais como usinas hidroelétricas, termoelétricas, sendo responsável pelo gerenciamento do maior parque de iluminação pública do mundo: o município de São Paulo.
O consórcio Sadenco - Quantum - Enerconsult conquistou dois prêmios no último Prêmio ABILUX- Projetos de Iluminação, realizado em 2006. Obteve o primeiro lugar na categoria "Iluminação Pública", e o segundo lugar no quesito "Iluminação Eficiente".

Fonte: VÉRTICE

Nenhum comentário: