Pular para o conteúdo principal

Alunos apresentam espetáculos resultados de disciplina de Direção Teatral até 3/12


Alunos e alunas de Prática de Direção Teatral II, do Curso de Artes Cênicas da UDESC, apresentam, de 16 de novembro a 3 de dezembro, espetáculos produzidos na disciplina. Cada estudante concebeu e dirigiu seu próprio espetáculo a partir da proposta da professora da disciplina Dra. Brígida de Miranda. Todas as apresentações são gratuitas e ocorrem no Espaço I do CEART. Senhas serão distribuídas trinta minutos antes de cada sessão.
A ideia das produções é experimentar os aspectos técnicos que envolvem o espetáculo, desde propostas novas de iluminação, de cenografia, uso de mídias e inovação em figurinos. No decorrer do semestre a disciplina recebeu a visita de diversos artistas para conversas com os alunos sobre as questões abordadas.

Sinopses e datas das apresentações

"Se ele ouvir..."

Livre adaptação de Carta ao Pai, de Franz Kafka.

Sinopse: Na busca pela reconciliação com as memórias de seu passado, um homem vai até certo quarto fantasma de lembranças. Lá, encontra-se em embate consigo mesmo e projeta na figura paterna seus conflitos, mágoas, medos e momentos de frustração. Nesse encontro com a ausência do pai, o homem revela suas angústias antigas que permanecem em sua vida até hoje, engasgadas, como se nem ele, o homem, ouvisse mais.

Ficha técnica

Direção e Interpretação: Luiz Felipe Bianchini

Direção de Arte: Rosana Rocha

Coach: Sônia Laiz

Dramaturgia: Karine de Oliveira Cupertino

Preparação Vocal: Amanda Gartner

Produção: Luiz Felipe Bianchini e Rosana Rocha



Data: 16 (Ter) e 17 (Qua) de novembro

Horário: 20h

"TiTy"

Sinopse: Para salvar uma bailarina trancada em uma caixinha de música, Tity parte em uma jornada onde apenas a presença ou falta da luz a guia. O espetáculo envolve diversas linguaguens artísticas: a dança, o teatro, plásticas, assim como a utilização de diferentes tecnologias através de projeções de imagens e do uso variado de projetores de luz. Durante todo o espetáculo, a participação do público é ativa, sendo eles convidados a se aventurar nesta mistériosa jornada com Tity.



Ficha técnica

Criação e Atuação: Taíse Muniz

Operação de Luz: Fernando Peiter

Assistência a Cenografia: Roberto Gorgati

Edição de Vídeo e manuseo de Silhueta: Rafael Muniz



Data: 18 (Qui) de novembro

Horário: 15h30 (fechada para escolas), 18h30 e 19h (ou enquanto houver público).

Lotação: 10 pessoas

Duração: aprox. 15 minutos

" Branca Clara ALVA"

A condição não se cura mas o medo da condição é curável.

Clarice Lispector

Sinopse: Perceber o que nos mata. Ter consciência da existência das sombras que nos acompanham, perceber como elas condicionam nossas vidas e aprender a estar vivo com elas. Aprender a ter alegria. Um encontro costumeiro de amigas que se reúnem para tomar chá e jogar dominó. Na sala de estar, durante as horas que estão juntas, as situações são atravessadas pelas sombras dessas mulheres. Uma peça livremente inspirada nos livros Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector, A Velhice, de Simone de Beauvoir e nas vivências das diretoras no estágio de teatro desenvolvido com idosos.



Ficha Técnica

Direção: Naiara Alice Bertoli e Nathalie Soler

Elenco : Ana Paula Beling (Augusta), Ana Paula Bohnenberger (Cristina), Gabriela Giannetti (Dóris).

Direção de Arte: Karine de Oliveira Cupertino

Figurino: Juliana Teixeira de Paiva

Concepção Sonora: Renata Swoboda



Datas e horários:

22 de novembro (Seg) às 20h

23 de novembro (Ter) às 19h30 e 20h30

28 de novembro (Dom) às 20h

"Pari Passu"

Sinopse: Pari Passu é um espetáculo que traz diretora e atriz numa ambigüidade de papéis entre mãe, filha e a relação profissional. A narrativa se faz com base na vida da mãe-atriz, que começa a divergir com a própria filha-diretora sobre o modo como a história deve ser contada. Assim, entre memória biográfica, ficção e metateatralidade, pergunta-se: quem melhor do que o próprio autor para contar sua história?

Ficha técnica

Atuação: Marlene de Oliveira Cupertino e Karine de Oliveira Cupertino

Dramaturgia: Karine de Oliveira Cupertino

Direção de arte: Giani Nazário e Rosana Rocha

Direção: Karine de Oliveira Cupertino



Datas e horários:

25 de novembro (Qui) às 19h e 20h

30 de novembro (Ter) às 19h30

"A Mais forte"

Sinopse: A Mais Forte aqui apresentada é uma adaptação do original de August Strindberg. A encenação apresenta duas mulheres e uma história; duas atrizes em disputa; um duplo em uma essência. As personagens em cena relatam suas angústias de mulheres traídas, uma pela outra. Uma se vê na outra e ambas de completam. O que interessa não é responder qual das duas é a mais forte, mas si de sugerir uma reflexão em torno do duplo que há em todo ser humano, especialmente quando o assunto é traição.



Ficha Técnica

Direção, produção e atuação: Daniela Sousa e Paula Cruz

Iluminação: Leandro Vieira Lunelli



Data: 26 (Sex) e 27 (Sáb) de novembro

Horário: 20h.

"Volta"

Ficha técnica

Processo Colaborativo

Direção: Gabriela Corrêa Giannetti

Elenco: Alessandra Door, Luana Tavano Garcia, Rosemeire Silva e Patricia Sillveira .

Assistência de direção: Camila Argenta, Gilberto Caldat e Ricardo Mari.

Cenografia: : Camila Argenta e Ricardo Mari.

Data: 1º (Qua) e 2 (Qui) de dezembro

Horário: 20h.

"SMS Wonderland"

Sinopse: E se de repente caíssemos num buraco, o que encontraríamos lá?



Ficha técnica

Elenco: Priscila Mesquita, Karina de Paula, Sarah Ferreira, Anne Santilli, Gerry Costa

Direção Geral: Karina de Paula

Data: 3 de dezembro (Sex)

Horário: 19h e 20h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C