Pular para o conteúdo principal

ERRO Grupo expõe seus métodos em OFICINA ABERTA AO ERRO

O ERRO Grupo, que completa 10 anos de fundação em março de 2011, ministra uma oficina gratuita, aberta ao público, em Florianópolis, para abordar e dividir com os participantes os seus processos e métodos de criação e construção das ações do grupo no espaço urbano. Os encontros, gratuitos, possibilitados pelo patrocínio da Petrobras ao ERRO Grupo, ocorrem do dia 06 a 11 de dezembro das 14:00 ás 17:00 horas na sede da Fundação Franklin Cascaes, Forte Santa Bárbara, na Rua Antônio Luz, 260 e nas ruas do centro da capital catarinense.

A OFICINA ABERTA AO ERRO faz parte do Projeto Manutenção do ERRO, que será desenvolvido entre outubro de 2010 a outubro de 2012. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural e tem o patrocínio da Petrobras ao longo desse período. As vagas para a oficina são limitadas, havendo uma seleção das inscrições que devem ser feitas até 02/12 pelo formulário disponível no site do grupo - www.errogrupo.com.br – e nesse release(para informações acesse o site ou envie um email para erro@errogrupo.com.br). Os participantes da oficina ainda poderão ser convidados para participarem do grupo de estudos do ERRO Grupo e de algumas das suas ações práticas durante os anos de 2011 e 2012.

Na OFICINA ABERTA AO ERRO os participantes terão que atender a todos os encontros para compreenderem os procedimentos de criação e reflexão dos processos de construção dos trabalhos do ERRO para o espaço urbano. Os integrantes do grupo, com suas diferentes formações, realizarão um escopo das diversas pesquisas e procedimentos que compõem a estética do ERRO e que constroem seus trabalhos.

Entre os procedimentos criativos do ERRO, que serão abordados de modo prático durante a oficina, estão conceitos de performance, intervenção urbana e teatro de rua, privilegiando, além da atuação no espaço urbano, sua observação e reutilização, assim como exercícios para aquisição de confiança grupal e individual. O modelo de ator e não-ator do ERRO Grupo está relacionado à sua disponibilidade. Segundo o grupo, a pessoa deve ser disponível para o trabalho que sempre se realiza em plena rua, pois, em seu trabalho com atores e não-atores, o ERRO percebe que um fator essencial é a disponibilidade do indivíduo em se relacionar com o espaço, os transeuntes e responder ativamente aos conflitos gerados pelas ações que interferem nos fluxos cotidianos e nas paisagens urbanas. Por isso, o grupo trabalha com uma gama de referenciais em suas pesquisas e, por conseqüência, em suas práticas: Environmental Theater, exercícios inspirados nas práticas da Internacional Situacionista; site-specific e site-specificity; happenings; performance; intervenção urbana e teatro de rua.

Sobre o ERRO Grupo

ERRO nasceu no ano de 2001 em Florianópolis SC – Brasil, a partir do objetivo de seus integrantes de experimentar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e sua interdisciplinaridade de conceitos e áreas de linguagem. O grupo, através da construção de situações, pesquisa a união das linguagens artísticas, o performer, a invasão do espaço público e a diluição da arte no cotidiano. Nessa prática situacional, o ERRO interfere em fluxos cotidianos, paisagens urbanas e meios de comunicação. Atualmente, o grupo foi contemplado pelo edital PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL que subsidiará seu trabalho entre outubro de 2010 a outubro de 2012.

Sobre o Projeto Manutenção do ERRO

ERRO Grupo, através do Programa Petrobras Cultural, dá inicio ao projeto Manutenção do ERRO, que será desenvolvido pelos próximos dois anos até novembro de 2012, nas cidades de Florianópolis e região, Porto Alegre e São Paulo. O objetivo do Programa é contemplar grupos de teatro dedicados à produção cênica contemporânea, com o patrocínio às ações continuadas de pesquisa, produção e difusão de seus trabalhos.

O Projeto Manutenção do ERRO é dividido em duas etapas ao longo destes dois anos. A primeira delas será em Florianópolis e região com temporadas de apresentações dos espetáculos do repertório do ERRO Grupo - Adelaide Fontana, Buzkashi, Carga Viva, Desvio, Enfim um Líder e Escaparate, totalizando 33 apresentações -, além de oficinas formativas ministradas pelo ERRO Grupo, e com relevantes profissionais das artes cênicas, assim como um intercâmbio artístico. A segunda etapa consiste na criação de um trabalho inédito de intervenção urbana, que contará com três temporadas em um total de 22 apresentações - quatro em São Paulo e em Porto Alegre e outras 14 em Florianópolis e região. Este novo projeto cênico dará continuidade à investigação desenvolvida pelo grupo sobre a prática do jogo na sociedade contemporânea assim como sobre a mobilidade da cena pelo espaço urbano.



SERVIÇO

Oficina Aberta ao ERRO - ERRO Grupo

Quando: De 06 a 11 de dezembro de 2010

Horário: 14h às 17h

Local: Fundação Franklin Cascaes (Forte Santa Bárbara, Rua Antônio Luz, 260) e ruas do centro de Florianópolis.

Vagas: limitadas

Preço: Gratuito

Inscrições através de preenchimento de formulário disponível no site - www.errogrupo.com.br - ou aqui:

1. Nome e email para contato:

2. Data de nascimento:

3. Trabalha em algum grupo, alguma associação e/ou instituição (cite quais)?

4. Quais aspectos que lhe interessam na proposta do ERRO Grupo e/ou quais são suas áreas de pesquisa, curiosidade e/ou interesse?

5. Cite algumas de suas praticas cotidianas, artísticas e/ou políticas, licitas ou ilícitas, que você acredita que possam ter contribuído para o seu desenvolvimento (podem ser relacionadas aos seus hobbies, habilidades específicas, vícios, doenças, talentos e/ou atividades físicas que pratica):


ERRO Grupo - Mais informações e contatos:

www.errogrupo.com.br

erro@errogrupo.com.br

http://www.youtube.com/user/ErroGrupo

Produção: Luana Raiter (048) 3228-6372 / 8834-1217; Pedro Bennaton (048) 84526632; ou Júlia Amaral (48) 9149-9789

Assessoria de Imprensa - Ana Letícia da Rosa - (011) 66220079 / (048) 88039991

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C