quarta-feira, 28 de março de 2012

Você sabe a diferença???

A gente sempre fica na dúvida qual taça usar, qual copo apropriado, o que fica melhor, o quê combina com o quê, né verdade?! Então, não vamos mais passar sufoco nem vergonha. Tá na hora da gente aprender direitinho e não é difícil não. Dá uma olhada nas dicas:
Água e sucos - as taças são sempre as maiores. Para as águas podem ou não ter pé, já que não tem sabor a ser degustado.

Milk Shake - tipo uma tulipa de chope, só que com boca e espessura grossa.
Coquetel - as taças compridas com a boca larga e fina podem ser usados para martinis. Mas, também são usados os copos old fashioned, usados para os uísques.
Cerveja - A tulipa é bastante usada por ser alta (ou baixa) e ter abertura média, afunilando na base. Usada também pra chope. Têm ainda as canecas, que fazem grande sucesso e a pilsener, que lembra a tulipa, mas é mais alta e possui um design mais sofisticado.
Licor - o cálice tem boca larga e base estreita, com uma espessura fina. Possuem formatos variados, mas o tamanho e a quantidade são sempre pequenos, por servirem bebida doce.
Cachaça e Tequila - usam o shot, ideal para destilados servidos puros e sem gelo, como a cachaça. As versões mais alongadas, são ideais para drinks fortes e gelados, mas sem gelo, como a tequila. Pode também preparar bebidas em camadas.
Champagne - as taças são compridas, para preservar melhor as perlages (borbulhas) e sem bojo, para que o gás carbônico ajude a liberar melhor os aromas.
Conhaque - chamado de brandy ou baloon por ter o cálice em forma de balão e a boca menor do que o fundo para que manter o sabor, pode ter haste curta ou não. Também é servido em pequenas quantidades.
Vodka - são usados os long-drinks, com corpo fino e base grossa.

Uísque - normalmente, os copos usados são os menores, largos e com com base larga e espessa chamados on-the-rocks, para servir com gelo. No entanto, também pode usar os copos altos para os long-drinks ou os old fashioned.

Vinho do Porto - por ser extremamente alcoólico (20%) e ter muitos aromas, sua taça é pequena, mesmo com haste longa, e com bojo bem pequeno em relação a sua altura.

Vinho Tinto - Borgonha, com bojo mais largo e altura baixa, para melhor respiração do vinho (ideal para os ácidos, que precisam de mais oxigenação); e a Bordeaux, mais alta e com bojo pequeno (ideal para os mais suaves, pois propicia a percepção dos aromas).

Vinho Branco - Chardonnay, com bojo maior e altura baixa, devido à grande acidez da uva, que precisa de mais oxigenação para expelir os aromas; e o Sauvignon Blanc, com bojo menor e altura é maior para ter um menor contato com o ar, já que a uva é delicada e com muito aroma.

E aí, aprenderam?! Não vai fazer feio na próxima festa ou quando sair, hein?! ;)

Via: Sou mais minha casa

Nenhum comentário: