Pular para o conteúdo principal

CARE BRASIL




A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), equipe e conselho brasileiros que integra a CARE Internacional, uma federação de 12 países-membros (Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Noruega, Reino Unido e Tailândia), com sede em Genebra e atuação no combate à pobreza em 70 países.

A CARE Brasil iniciou suas operações em agosto de 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas brasileiras de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Trabalha com foco no desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua, por meio de ações de inclusão social; fortalecimento da economia local; preservação do meio ambiente; inovação na gestão pública; e mobilização social.

A capacitação e a educação são elementos-chave com os quais a CARE Brasil trabalha, na busca do desenvolvimento local. A CARE Brasil atua como um agente catalisador e facilitador de processos de desenvolvimento em que os objetivos são capacitar, envolver, gerar e aumentar a autonomia das pessoas e das comunidades na construção do seu futuro e do seu acesso a direitos civis e humanos.

Nesse processo, a capacitação, o acompanhamento das atividades e o monitoramento de todos os programas são feitos por várias instâncias da organização, com regularidade.

Territórios de atuação

No Brasil, a CARE está presente em oito Estados, atuando com projetos em cinco áreas rurais do Norte, Nordeste e Centro Oeste (Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins); e na periferia das duas maiores metrópoles do país: Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, presta ajuda humanitária em desastres e implementa projetos de reconstrução, adaptação e prevenção às mudanças climáticas em quatro municípios do Rio de Janeiro: São Gonçalo (região da baixada fluminense), Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis (região serrana).

As ações promovidas pela CARE Brasil utilizam tecnologias sociais para fortalecer as comunidades, possibilitando o desenvolvimento das localidades onde estão inseridas. A comunidade e parceiros da sociedade civil locais fazem parte da definição dos programas e da construção de práticas sustentáveis de geração de trabalho e renda.

A CARE Brasil possui escritórios locais nos territórios onde atua e técnicos da região que compreendem a realidade local, seus costumes e representações simbólicas. Além de potencializar as capacidades de comunicação e interação, torna-se possível realizar diagnósticos mais precisos e ágeis.

Planejamento, monitoramento e avaliação

A equipe de Gerência de Programas da CARE Brasil realiza, pelo menos, dois encontros ao ano por programa com as equipes em campo. Essas reuniões têm como objetivo a construção ou revisão do Marco Lógico do projeto, bem como a construção de uma árvore de objetivos para cada programa.

A equipe gerencial auxilia as equipes de programas na elaboração de linhas de base, instrumentos de avaliação e na análise e solução de problemas e conflitos. Além disso, há um processo de acompanhamento virtual dos planos de ação de cada programa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C