segunda-feira, 20 de maio de 2013

CARE BRASIL




A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), equipe e conselho brasileiros que integra a CARE Internacional, uma federação de 12 países-membros (Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Noruega, Reino Unido e Tailândia), com sede em Genebra e atuação no combate à pobreza em 70 países.

A CARE Brasil iniciou suas operações em agosto de 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas brasileiras de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Trabalha com foco no desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua, por meio de ações de inclusão social; fortalecimento da economia local; preservação do meio ambiente; inovação na gestão pública; e mobilização social.

A capacitação e a educação são elementos-chave com os quais a CARE Brasil trabalha, na busca do desenvolvimento local. A CARE Brasil atua como um agente catalisador e facilitador de processos de desenvolvimento em que os objetivos são capacitar, envolver, gerar e aumentar a autonomia das pessoas e das comunidades na construção do seu futuro e do seu acesso a direitos civis e humanos.

Nesse processo, a capacitação, o acompanhamento das atividades e o monitoramento de todos os programas são feitos por várias instâncias da organização, com regularidade.

Territórios de atuação

No Brasil, a CARE está presente em oito Estados, atuando com projetos em cinco áreas rurais do Norte, Nordeste e Centro Oeste (Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins); e na periferia das duas maiores metrópoles do país: Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, presta ajuda humanitária em desastres e implementa projetos de reconstrução, adaptação e prevenção às mudanças climáticas em quatro municípios do Rio de Janeiro: São Gonçalo (região da baixada fluminense), Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis (região serrana).

As ações promovidas pela CARE Brasil utilizam tecnologias sociais para fortalecer as comunidades, possibilitando o desenvolvimento das localidades onde estão inseridas. A comunidade e parceiros da sociedade civil locais fazem parte da definição dos programas e da construção de práticas sustentáveis de geração de trabalho e renda.

A CARE Brasil possui escritórios locais nos territórios onde atua e técnicos da região que compreendem a realidade local, seus costumes e representações simbólicas. Além de potencializar as capacidades de comunicação e interação, torna-se possível realizar diagnósticos mais precisos e ágeis.

Planejamento, monitoramento e avaliação

A equipe de Gerência de Programas da CARE Brasil realiza, pelo menos, dois encontros ao ano por programa com as equipes em campo. Essas reuniões têm como objetivo a construção ou revisão do Marco Lógico do projeto, bem como a construção de uma árvore de objetivos para cada programa.

A equipe gerencial auxilia as equipes de programas na elaboração de linhas de base, instrumentos de avaliação e na análise e solução de problemas e conflitos. Além disso, há um processo de acompanhamento virtual dos planos de ação de cada programa.

Nenhum comentário: