Pular para o conteúdo principal

ALÔ PREFEITO????? DESCASO TOTAL NA NOSSA ANTIGA CASA DE CÂMARA E CADEIA DE FLORIANÓPOLIS, ESTÁ PRATICAMENTE CAINDO EM RUÍNAS...




Por Rafael Cordeiro Bombazar.

Continuam as ações para a recuperação da antiga Casa de Câmara e Cadeia, atual Palácio Dias Velho

O objetivo da Prefeitura de Florianópolis era devolver para a população um dos edifícios mais antigos da Capital Catarinense, através do restauro, reutilização e conservação da antiga Casa de Câmara e Cadeia para a implantação de um museu que levaria então o nome de PALÁCIO DIAS VELHO o mesmo nome do fundador da cidade, que iria contar a história da cidade.

Após um período de ajustes, a Prefeitura da Capital, através do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), não retomou os trabalhos de elaboração do projeto da Casa de Câmara e Cadeia.Que se encontra parado.PORQUE? 

Segundo a PMF o problema enfrentado é que devido às características do monumento, o projeto está sendo desenvolvido com base em informações históricas e em evidencias presentes na arquitetura preservada.Por isso a lentidão da obra e do restauro ainda não ter começado.

Uma das definições básicas do projeto de restauro, reutilização e conservação, é verificar a existência das antigas estruturas da cadeia, hoje desaparecidas. É importante destacar que a edificação no século XVIII foi construída para abrigar no térreo uma carceragem e no pavimento superior a Câmara, ou seja, o poder legislativo.

Os trabalhos de arqueologia, importantes para a confirmação material de informações em documentos históricos, serão divididos em três etapas e ainda não foram contratado para começar o serviço.

A primeira etapa era para ser de caráter preliminar.Até então foram retirados entulhos depositados sobre a camada arqueológica superficial, de modo que a limpeza evidencie os alicerces e outras estruturas, após a remoção dos assoalhos que deveria ser realizada no início deste ano se cumpriu só que o prédio se encontra fechado sem movimento de trabalhadores e virou alvo de depredações e casa de mendigos, usuários de drogas, e de muita sujeira e lixo.

O próximo passo seria a prospecção arqueológica de superfície por meio de Radar de Penetração de Solo (GPR), que possibilitaria a investigação e daria a comprovação das estruturas soterradas em até 4,00 metros de profundidade, orientando a terceira etapa, que seria a escavação propriamente dita. Esta segunda etapa também está paralisada.

Os técnicos do Setor de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município (Sephan) informam que estão desenvolvendo o projeto de restauração, reutilização e conservação do monumento, o qual é composto de atividades preliminares destinadas a identificação e ao conhecimento do bem cultural.O que eu particularmente não acredito muito, e acho que o prédio está em total abandono, pelo menos é isso que todos que passam por ali em frente percebem todos os dias.

Da mesma forma o diagnóstico do estado de conservação e da proposta de intervenção. A previsão de conclusão do projeto era para o final de março de 2011, e seriam captados recursos. Ao final seriam instaladas e realizadas as obras propriamente ditas, paralelamente com a instalação do Museu da História da Cidade.Estamos em 22|07|2013 quase 2 anos e meio depois a obra prometida do museu da cidade ainda nem saiu do papel.Um absurdo com a história dos catarinense e Florianopolitanos. 

“ Este prédio é de grande importância histórica para o município e sua restauração é um pedido de todos os florianopolitanos” , comentou o superintendente do IPUF, Átila Rocha dos Santos.Em 2011...

Segundo ele, o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia apresenta grande valor no contexto político-social da cidade, pois além de estar estritamente
vinculado a vida política de nossa Capital, é uma das mais importantes edificações da arquitetura civil do século XVIII.

O sobrado, de arquitetura luso-brasileira, foi construído entre 1771 e 1778 e custou sete contos e novecentos mil réis.

No decorrer dos anos também foi sede da Assembléia Legislativa, do Tribunal do Júri, do Arquivo Histórico do Município, do Gabinete do Prefeito e da Câmara Municipal até 2005.

No início do século 20, a cadeia foi desativada e o edifício sofreu uma reforma que modificou sua feição estética, adquirindo as atuais características, de cunho eclético.

Esperamos com ajuda e cobrando de todos os cidadãos receber o prédio beneficiando a história, o entorno juntamente com o MUSEU CRUZ E SOUZA, A CATEDRAL , E A PRAÇA XV, Reviver como ponto turístico a história de formação da cidade e firmar novamente a importância desse lugar na luta e crescimento político, social e econômico do ESTADO de Santa Catarina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C