Pular para o conteúdo principal

ENCANTO DE LAGOA DA CONCEIÇÃO EM FLORIANÓPOLIS...



A Lagoa da Conceição é uma laguna brasileira localizada a leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, no Brasil, entre uma cadeia de montanhas, planícies costeiras, uma restinga e o mar. Lagoa tem uma área de 19,71 km². Divide-se em duas partes: a Lagoa de Dentro, ao sudoeste, e a Lagoa de Fora, ao nordeste. Estas duas partes são separadas por um estreito no qual foi construída uma ponte que liga as margens do leste a do oeste.
No extremo norte da Lagoa da Conceição deságua o rio das Capivaras. Nas margens noroeste, onde predominam os morros, na Costa da Lagoa, há inúmeras pequenas praias intercaladas por pequenos costões. Existem pequenas proeminências de areia. Muitos córregos descem dos morros e deságuam na Lagoa. Mais ao sul, no Canto dos Araçás, há uma ponta de areia chamada Ponta das Almas onde há um Sambaqui. Ainda mais ao sul a planicie entre a lagoa e os morros se alarga. É onde está situado o estreito onde foi construída a ponte que separa as lagoas de fora e de dentro. Nesta última a planicie arenosa atinge suas maiores proporções. Depois, em sentido sul principia a diminuir, até encontrar novamente os morros. Após o Morro do Badejo, no extremo sul, volta a encontrar as planícies arenosas, desta vez a planície de entre-mares, que separa o centro-norte da Ilha de Santa Catarina do sul. Ao leste ocorrem as dunas, das quais é separada por uma estrada asfaltada, até chegar novamente à ponte. Deste ponto em diante a margem forma um ângulo reto, em sentido leste com as dunas ao sul, até encontrar as montanhas que a separam em parte do Oceano Atlântico. Estas montanhas são divididas em dois maciços, entre os quais há uma depressão que a ligava ao mar em tempos antigos. Após o segundo maciço corre o canal que atualmente a liga ao mar através da Barra da Lagoa. Graças a esta ligação com o mar, a "lagoa" é, na verdade, uma laguna. Após o canal a restinga a separa do mar até o extremo norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOMONTAGEM FLORIANÓPOLIS FRIA NO INVERNO...

FLORIANÓPOLIS TÁ FRIA...

Preciso me esquentar logo e como diz a Marilyn Monroe "Ter uma carreira é maravilhoso, mas ela não pode te aquecer numa noite fria." ... enfim ai que frio GOSTOSO.
SÓ QUE SOZINHO, AI AI...

FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO.

O Festival Palco Giratório Sesc traz a Florianópolis 30 dias de programação intensa e gratuita, com apresentações de teatro, dança, circo, intervenções urbanas, oficinas e arte. Confira a agenda completa e aproveite: www.sesc-sc.com.br/palcogiratorio

ACONTECENDO AGORA!

    :A LUVA E A PEDRA
Espetáculo em repertório desde 2013 Concepção: A Luva e a Pedra é um texto de Quiqué Fernadez, autor e ator Argentino radicado em Madrid. O grupo entrou em contato com o autor e com sua montagem do referido espetáculo em 2011, quando participou do Festival CASA, em Londres. O interesse do grupo sobre o texto surgiu principalmente por se tratar de um trabalho que exigia técnica e fisicamente o trabalho de ator. O diretor e ator da montagem do Teatro em Trâmite, André Francisco, procurava um texto vigoroso e ao mesmo tempo capaz de provocar um trabalho técnico detalhado de interpretação naturalista – proposta expressa na pesquisa que o grupo realizava em 2013. A Luva e a Pedra se distinguia porque propõe a interpretação pelo ator do monólogo de alguns personagens, proposta que diversificava o trabalho do ator em uso do corpo e da voz. Apesar de permitir o acesso às técnicas do teatro naturalista de Stanislávski, o texto provocava uma abertura do leq…