Pular para o conteúdo principal

Praça XV de NOVEMBRO- FLORIANÓPOLIS-SC


BOA NOITE ILHA DA VELHA FIGUEIRA!
BOA NOITE SANTA CATARINA 
BOA NOITE BRASIL...
Termino minha noite com essa maravilhosa imagem da nossa VELHA FIGUEIRA- NOSSA CENTENÁRIA E MÁGICA MÃE ÁRVORE NA ILHA.

Dentre as árvores plantadas na Praça XV, a mais famosa, cantada em prosa e verso, é a tradicional e centenária figueira, que consta ter nascido em 1871 dentro do jardim em forma de circunferência que existia em frente à Igreja Matriz. Foi transplantada, por volta de 1891, para o local onde se encontra até hoje. A Praça XV recebeu o plantio de outras árvores de porte no século XIX, tais como ficus indianos, palmeiras imperiais e cravos da Índia. Durante muitos anos foi cercada por grades inglesas, portões ornamentais, quiosques, gruta e cafés. Hoje resiste ao tempo e as fortes chuva e ventanias na ilha, está enorme ainda mesmo um pouco cansada e judiada resiste bondosa senhora e cheia de mistérios.
Na época do Natal, é montado um presépio idealizado por Franklin Cascaes, confeccionado com elementos naturais, transformados pelas técnicas da tradição cultural açoriana. Para quem adora história viva e do passado parte dos velhos gradis cercam as igrejas do Rosário e São Francisco. Sob a figueira muitos circulam, aposentados conversam e pastores pregam,cantores, índios, e muitos outros como engraxates e ambulantes,nos fins de semana quase sempre tem a feirinha de artesanato e produção de artesãos locais. Além de cartão postal da cidade, abrigo de toda a sorte de visitantes, a figueira é alvo de simpatias e superstições, que incluem o ritual de contornar várias vezes a árvore para atrair fortuna e casamento.


RCB.'.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOMONTAGEM FLORIANÓPOLIS FRIA NO INVERNO...

FLORIANÓPOLIS TÁ FRIA...

Preciso me esquentar logo e como diz a Marilyn Monroe "Ter uma carreira é maravilhoso, mas ela não pode te aquecer numa noite fria." ... enfim ai que frio GOSTOSO.
SÓ QUE SOZINHO, AI AI...

FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO.

O Festival Palco Giratório Sesc traz a Florianópolis 30 dias de programação intensa e gratuita, com apresentações de teatro, dança, circo, intervenções urbanas, oficinas e arte. Confira a agenda completa e aproveite: www.sesc-sc.com.br/palcogiratorio

ACONTECENDO AGORA!

    :A LUVA E A PEDRA
Espetáculo em repertório desde 2013 Concepção: A Luva e a Pedra é um texto de Quiqué Fernadez, autor e ator Argentino radicado em Madrid. O grupo entrou em contato com o autor e com sua montagem do referido espetáculo em 2011, quando participou do Festival CASA, em Londres. O interesse do grupo sobre o texto surgiu principalmente por se tratar de um trabalho que exigia técnica e fisicamente o trabalho de ator. O diretor e ator da montagem do Teatro em Trâmite, André Francisco, procurava um texto vigoroso e ao mesmo tempo capaz de provocar um trabalho técnico detalhado de interpretação naturalista – proposta expressa na pesquisa que o grupo realizava em 2013. A Luva e a Pedra se distinguia porque propõe a interpretação pelo ator do monólogo de alguns personagens, proposta que diversificava o trabalho do ator em uso do corpo e da voz. Apesar de permitir o acesso às técnicas do teatro naturalista de Stanislávski, o texto provocava uma abertura do leq…