Pular para o conteúdo principal

Previsão de mais neve em SC

NEVANDO EM SANTA CATARINA!



A equipe da Epagri/Ciram divulga a previsão de neve, entre esta segunda, dia 22, e madrugada de terça, 23, e frio extremo com geada forte e ampla nesta semana em SC.

Neve: o frio aumenta ainda mais no decorrer da segunda-feira, 22, o que aliado à elevada umidade mantém a condição de neve e chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul, Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte até o início da madrugada de terça-feira. No Planalto Sul, há previsão de acumulo significativo de neve.

Desde a madrugada desta segunda-feira, 22, já ocorreram em diversos municípios de Santa Catarina neve e chuva congelada (veja lista abaixo). 
Neve: precipitação de cristais de gelo formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera. A neve pode cair como partículas mais pesadas, as chamadas pelotas de neve ou como grãos de neve, com diâmetro inferior a um milímetro, e que formam flocos de neve que caem em pequena quantidade. 
Chuva congelada: a precipitação cai na forma de gelo, mas não é confundida com granizo porque ocorre sempre em áreas de transição entre a chuva e a neve. Costuma-se dizer que é o estágio inicial da neve antes de chegar na sua forma tradicional em flocos.

Ocorrência de neve (lista atualizada às 17h): Água Doce, Bom Jardim da Serra, Caçador, Campos Novos, Catanduvas, Chapecó, Coronel Freitas, Erval Velho, Herval do Oeste, Itapiranga, Iporã do Oeste, Jaborá, Joaçaba, Lages, Lebon Régis, Painel, Pinhalzinho, Pinheiro Preto, São Miguel d'Oeste, São Joaquim, Tangará, Timbó Grande, Urupema, Xanxerê e Xaxim.

Ocorrência de chuva congelada (lista atualizada às 17h): Água Doce, Campos Novos, Canoinhas, Capinzal, Catanduvas, Chapecó, Faxinal dos Guedes, Joaçaba, Macieira, Lacerdópolis, Lebon Régis, Pinheiro Preto, Salto Veloso, São Domingos, São Joaquim, Urupema, Videira e Xanxerê.



Outros alertas:

Geada: forte e ampla no Estado, no amanhecer de terça-feira, 23, especialmente no Oeste, e nas demais regiões entre a noite de terça, 23, e o amanhecer de sexta-feira, 26, com risco para agricultura e pecuária. Não se descarta a possibilidade de geada negra especialmente nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, principalmente na terça-feira, 23.

Chuvas: entre esta segunda-feira, dia 22, e o início de terça-feira, 23, persiste a condição de chuva mais significativa no Norte de SC. No Planalto Norte e Litoral Norte, região que já choveu bastante nas últimas 48h, há previsão de chuva mais intensa. No Vale do Itajaí, a previsão é de acumulado de chuva entre 20 mm e 40 mm.

Temperatura extrema: no período noturno desta segunda-feira, 22, até a quinta-feira, 25, há previsão de temperatura mínima próxima de 0°C e negativa em boa parte do Estado. Mas é no amanhecer de quarta-feira, 24, que se espera temperaturas entre -10°C a -8°C, especialmente em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, dentre outras com altitude próxima a 1000 m. No Litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 4°C.

Risco de congelamento na pista: em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro, Corvo Branco, Dona Francisca, e trechos em cidades altas, no fim desta segunda, 22, e madrugada de terça-feira, 23.

Vento e mar agitado: no decorrer desta segunda, 22, e na terça-feira, 23, há previsão de ventos moderados a fortes de Sudoeste a Sul e mar muito agitado no Litoral Catarinense, com picos de onda de 2,5 a 3 metros, devido a um Ciclone Extratropical entre a costa do Uruguai e sul do Rio Grande do Sul e o avanço da intensa massa de ar polar (sistema de alta pressão) pelo Sul do Brasil. O vento deve ser constante no período com rajadas de 60 a 80km/h, com risco para navegação e atividades de pesca. 

Observação: possibilidade de alagamentos isolados em Florianópolis, associado à maré. Condição meteorológica e oceanográfica favorece novos alagamentos no Sul da Ilha de Santa Catarina, na rodovia Diomício Freitas, que dá acesso ao aeroporto Hercílio Luz e CentroSul. Ventos do quadrante sul provocam o empilhamento da água junto a costa, o que associado à maré, pode resultar em novos alagamentos nesses locais nesta segunda-feira (14:51h) e na terça-feira (2:43h e 15:15h).



Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Geada forte e ampla: agricultores deverão tomar medidas preventivas. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca divulgou orientações sobre a onda de frio e geada. Veja aqui:http://www.sc.gov.br/index.php/mais-sobre-agricultura-e-pesca/1233-secretaria-da-agricultura-orienta-sobre-onda-de-frio-que-atingira-santa-catarina

Onda de frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Orientações para a população e prefeituras em como se proteger e agir em relação à onda de frio podem ser obtidas na Secretaria de Estado da Saúde e na Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Gelo e neve na pista: o Batalhão da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina divulgou nota orientativa em relação à Operação Neve na pista 2013.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C