Pular para o conteúdo principal

São Bonifácio - Santa Catarina-


 

São Bonifácio é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude -27º90'15" sul e a uma longitude -48º92'76" oeste, estando a uma altitude de 410 metros. Sua população estimada em 2011 era de 3.008 habitantes. Possui uma área de 461km².econhecida como a Capital Catarinense das Cachoeiras, São Bonifácio conta com uma bela natureza, exuberante em sua forma e variedade, formada por um relevo sinuoso, coberto por uma vegetação única, com uma grande variedade de plantas e animais, trilhas e rios, sendo 25% pertencente ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Suas áreas de verdes colinas formam um lindo cenário, associado á arquitetura típica das residências em estilo enxaimel, junto com cachoeiras que dão o título a cidade.
Tudo isso torna São Bonifácio um local ideal para passeios em trilhas ecológicas, rafting e rapel.Pela BR 282, via Santo Amaro da Imperatriz e Sc 431 e via Águas Mornas. Estrada pavimentada até o centro da cidade, recém inaugurada, onde você ao passar por ela poderá apreciar a paisagem de mata nativa, onde em dois mirantes você tera uma vista deslumbrante da paisagem da região.SC 438 – via Gravatal e SC 431 – via Armazém e São Martinho. Estrada pavimentada até a cidade de São Martinho e seguida de estrada de terra até a cidade. Passa-se pela comunidade de Vargem do Cedro, um lugar que se parece com esta terra, os costumes, tradições e encantos.A tradição dos colonizadores Alemães permanece viva em diversos aspectos de São Bonifácio: na arquitetura de suas casas conservada, no jeito de falar, mas principalmente, o que torna inesquecível para quem visita São Bonifácio, é a Culinária.
O povo São Bonifácio adaptou a gastronomia Alemã trazida pelos colonizadores, com os ingredientes encontrados aqui, chegando à culinária atual, com destaque ao guemüse e a sopa de galinha caipira.

Casas em estilo enxaimel

Ao percorrermos o município, ainda podemos observar a presença marcante da arquitetura em enxaimel, mais especialmente no meio rural. Este estilo, de característica germânica, procura trabalhar o tijolo assentado com barro e a madeira de forma conjunta, sendo essa madeira disposta em formas geométricas interessantes. A cobertura pode ser de tabuinhas, telhas ou mesmo folhas de zinco.

Casa do Produto colonial

Estabelecimento localizado na Rua 29 de dezembro, ao lado do posto de gasolina. Uma iniciativa do Clube de Mães que criaram um local para vender os produtos produzidos pela comunidade. Nesse local, podem ser encontrados produtos coloniais e artesanato em geral. Está aberto ao comércio de terça a domingo.

Museu

Localizado no centro da cidade junto a Casa da Cultura. Fundado pelo Padre Sebastião Antônio Van Lieshout em 21 de abril de 1980. Conserva cerca de 1200 peças que retratam a história do município, a colonização germânica e pertences dos silvícolas Xokleng que habitavam a região.

RCB.'.
foto da minha prima Agda Cordeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen...

Edital 2018 de Artes Visuais seleciona oito projetos para a Fundação Cultural Badesc

Após analisar no último mês 90 propostas encaminhadas, a comissão julgadora seleciona oito projetos e quatro suplentes. Para o Espaço Fernando Beck, os selecionados são  outra noite no hotel , de Fabiana Wielewicki;  Irrupção Geográfica – transbordamentos possíveis , coletiva com curadoria de Juliana Crispe e Claudia Zimmer;  coleta e broto,  de Marcia Sousa e  O oitavo método,  do duo Eclusa, formado por Sandra Lapage e Carlos Pileggi.  Permanecem em ordem de suplência,  Passagens , de Janaina Schvanbach e  Antes que eu volte a ser nada ou qualquer coisa mais difícil de antecipar , de Rafael Campagnaro.   Para O Espaço 2,  os selecionados são   Corpo Vencido , de Junior Suci;  O não lugar e outras irrealidades , de Luiz Ferreira;   Avessos de Nós,  de Marina de Aguiar Casali Dias e  Empilhamento máximo,  de Gabi Bresola, figurando os dois últimos na categoria Primeira Individu...

CONGRESSO INTERNACIONAL DOS 270 ANOS DA PRESENÇA AÇORIANA EM SANTA CATARINA

CONGRESSO INTERNACIONAL DOS 270 ANOS DA PRESENÇA AÇORIANA EM SANTA CATARINA MAR, HISTÓRIA, PATRIMÔNIO, LITERATURA E IDENTIDADE. Eventos, Congressos e seminários ligados as comemorações da chegada dos açorianos em Santa Catarina tem vindo a desenvolver de forma definitiva o panorama cultural catarinense, tanto no âmbito da cultura popular, quando na esfera acadêmica com um estreitar das relações e ntre o Estado de Santa Catarina e a Região Autônoma dos Açores. Desde o primeiro grande congresso comemorativo aos 200 anos de chegada dos povoadores açorianos em Santa Catarina, realizado em setembro de 1948, foram dezenas de iniciativas que resultaram em mais de três dezenas de eventos, bem como protocolos de cooperação e de geminações entre cidades da Região Autônoma dos Açores e do litoral do Estado de Santa Catarina. A produção literária, na prosa e na ficção, e a produção científica nas áreas de história, sociologia, demografia, antropologia e geografia humana se dese...