Pular para o conteúdo principal

Definidos os espetáculos para o Floripa Teatro 2013

Promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, no período de 5 a 12 de outubro, festival terá participação de companhias teatrais de oito estados de Brasil

foto/divulgação: Celso Pereira
Companhia do Gesto (RJ) foi uma das selecionadas para a 20ª edição do festival
A mostra oficial do Floripa Teatro – 20º Festival Isnard Azevedo terá participação de 18 companhias teatrais de oito estados do Brasil. A relação dos espetáculos selecionados e respectivos suplentes foi divulgada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O festival será realizado de 5 a 12 de outubro em diversos espaços culturais da cidade.

A seleção foi feita por uma comissão formada pelo diretor, dramaturgo, escritor e produtor cultural Sidnei Cruz (RJ); a atriz e musicista Fernanda Corrêa Maia (SP); e a dramaturga, jornalista e diretora teatral Eliane Tejera Lisboa (PB).  Os profissionais convidados avaliaram 199 espetáculos de todo o país, inscritos nas categorias de teatro de rua, adulto, infantojuvenil, circo-teatro e teatro musical. O trabalho contou ainda com apoio técnico de Marta Cesar e Sulanger Bavaresco, da Diretoria de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis.

Para a edição 2013 a comissão selecionadora levou em conta quesitos como relevância e excelência artística do grupo e do espetáculo; diversidade da linguagem proposta e sua originalidade dentro da encenação; adequação aos espaços e disponibilidade na grade de programação. A lista com os 24 espetáculos selecionados, incluindo seis suplências, pode ser conferida no site da Fundação Franklin Cascaes (www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).

Mantendo a tradição, o Festival Isnard Azevedo 2013 vai oferecer programação para diferentes faixas etárias, espaços cênicos e linguagens artísticas. Participam desta edição grupos teatrais de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Ceará e Paraíba.

O Floripa Teatro visa apoiar a circulação das companhias teatrais e contribuir para a formação de plateias. Tem ainda como objetivo a troca de experiências entre os artistas participantes, incentivando o aprimoramento profissional e as iniciativas de teatro de grupo. Em 2012, o festival de teatro de Florianópolis reuniu cerca de 40 mil espectadores.

Sobre a comissão selecionadora

Sidnei Cruz - mineiro radicado no Rio de Janeiro, atua no meio teatral desde a década de 1970. Foi um dos fundadores da Companhia Teatro de Anônimo e do grupo Leões de Circo, além de ser um dos criadores do Festival Palco Giratório do Sesc.

Fernanda Maia - atriz e musicista, radicada em São Paulo, é graduada em Música pela Universidade Federal da Paraíba. Conquistou o Prêmio Shell 2010 pela música do espetáculo Lamartine Babo e repetiu o feito em 2013 com a trilha musical da peça L’Illustre Molière. Escreveu e dirigiu o espetáculo infantil Canção de Amor em Rosa, indicado ao prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem em 2011, apresentado no 18º Festival Isnard Azevedo, em Florianópolis.

Eliane Tejera Lisboa - dramaturga e diretora teatral, é graduada em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Tem mestrado na Universidade Nanterre Paris X e doutorado em Teoria Literária na Universidade de Campinas (Unicamp). Foi durante 13 anos professora de Dramaturgia, Crítica Teatral, Estética, História e Teoria Teatral no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e atualmente é professora de Teatro no curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (PB).


Espetáculos selecionados – 2013


Urano quer Mudar
Círculo Artístico Teodora – Florianópolis/SC

As Criadas
Esfera Produções Artísticas – Florianópolis/SC

A Garota da Capa
Andréa Padilha – Florianópolis/SC

Nijinski, para dentro do coração de deus
Florianópolis/SC

5 tempos para a morte
Usina do Trabalho do Ator – Porto Alegre/RS

Amor por Anexins
Grupo de Teatro Guará – Goiânia/GO

No Pirex
Grupo de Teatro Armatrux - Belo Horizonte/MG

Outro Lado
Quatroloscinco Teatro do Comum – Belo Horizonte/MG

Deus da Fortuna
Coletivo de Teatro Alfenin – João Pessoa/PB

Por que a gente não é assim ou porque a gente não é assado
 Grupo Bagaceira de Teatro – Fortaleza/CE

Cartas do Paraíso
Boa Companhia – Campinas/SP

Quixote Cabloco
Cia da Tribo – São Paulo/SP

Cocô de Passarinho
Cia Noz de Teatro, Dança e Animação – São Paulo/SP

Expresso Caracol
Cia dos Pés – São José do Rio Preto/SP

A Farsa do Advogado Pathelin
Grupo Rosa dos Ventos – Presidente Prudente/SP

O Concerto da Lona Preta
Trupe Lona Preto – São Paulo/SP

A cozinheira, o bebê e a dona do restaurante
Companhia do Gesto – Rio de Janeiro/RJ

Holoclownsto
Troup Pas D’argent – Rio de Janeiro/RJ

Espetáculos Suplentes
 

  • Teatro de Rua 


    Dá licença, minha gente
    Grupo Cutucurim – Angra dos Reis/RJ

    • Teatro Infantil / Juvenil


      O pato, a morte e a tulipa
      Cia de Feitos – São Paulo/SP

      Hap! O melhor espetáculo da Terra
      Circular Artes de Circo – Florianópolis/SC

      • Teatro Adulto


        Felicidade
        Egressos do Clube da Cena – Rio de Janeiro/RJ

        Portela, patrão; Mario, motorista
        Boa Companhia – Campinas/SP

        É só uma formalidade
        Quatroloscinco Teatro do Comum – Belo Horizonte/MG

        FONTE: FFC

        Comentários

        Postagens mais visitadas deste blog

        Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

        No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

        PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

        Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

        Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

        Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C