Pular para o conteúdo principal

FESTA DO DIVINO EM FLORIANÓPOLIS



Ciclo do Divino Espírito Santo - 2013


A Prefeitura da Capital, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, vem apoiando anualmente as Festas do Divino Espírito Santo que ocorrem de maio a setembro no município. Introduzida pelos imigrantes vindos dos Açores em 1748, essa tradição popular de forte simbologia enraizou-se no litoral catarinense, transformando-se em patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina (Lei Estadual nº 15.731/2012).  

Festa do Divino


Comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa do Divino revela uma prática coletiva, que mescla celebrações religiosas, profanas e folclóricas. Desse expressivo conjunto simbólico que traduz a devoção ao Espírito Santo fazem parte bandeira, coroa, cetro e salva; folias e cantorias; promessas e pãezinhos; bailes e folguedos populares; novenas e peditórios; além da procissão da corte imperial e coroação do Imperador, entre outros elementos.

Nas comunidades, a saída da Bandeira do Divino pelas ruas anuncia o início do ciclo festivo. Ao som de rabeca, viola e tambor, os foliões do Divino seguem de casa em casa, divulgando a festa e arrecadando donativos. Ornada com fitas multicoloridas, a bandeira tem presença emblemática em todas as cerimônias e é considerada um dos principais símbolos do evento, que tem como ponto alto a cerimônia de coroação do Imperador.

Rica em significados, a Festa do Divino Espírito Santo celebra a esperança na chegada de uma nova era em que predomine a paz, a partilha, a solidariedade, a caridade e a união das pessoas para prevalecer o Império da Igualdade.

Divina Tradição


Alguns historiadores contam que a Festa do Divino Espírito Santo surgiu na Alemanha, no final do século 12, de onde se propagou para a Europa, e em especial para Portugal, ganhando dimensão no arquipélago dos Açores. A origem da festa em terras portuguesas é atribuída à devoção da Rainha Isabel de Aragão (1270-1336).

Casada com Dom Dinis, Rei de Portugal, e mãe do príncipe Afonso, a rainha Isabel fez uma promessa para encerrar as desavenças entre pai e filho, visto que o rei demonstrava predileção por outro descendente, Afonso Sanches, concebido fora do casamento. Apegada às convicções cristãs e temendo a morte do esposo ou do príncipe herdeiro nesses conflitos, Dona Isabel, prometeu ao Espírito Santo um dia de culto e a própria coroa se a paz voltasse à família e ao reino.

Em agradecimento ao pedido atendido, a rainha levou a prometida coroa à Igreja do Espírito Santo, erguida na Vila de Alenquer. Para a entrega, no Dia de Pentecostes, formou-se uma solene procissão com nobres do reino carregando estandartes enfeitados. Em uma celebração representando a instituição do Império do Espírito Santo, um banquete (o bodo) foi partilhado com os pobres. Na cerimônia, pessoas humildes receberam insígnias do poder real, a coroa e o cetro, simbolizando a vontade do rei e da rainha em servir ao povo no espírito da igualdade e humildade.

Por determinação da Casa Real, a festa passou a se realizar todos os anos na mesma data, ultrapassando as fronteiras do tempo e do território português. Pela vida voltada à prática da caridade e do bem comum, Isabel de Aragão ficou conhecida como “Rainha Santa”, sendo canonizada pela Igreja, em 1625, em razão de diversos milagres a ela atribuídos.  

Calendário do Ciclo do Divino


MAIO


11/05 – Centro
*Lançamento do Ciclo do Divino Espírito Santo 2013
9h      – Concentração dos festeiros e cortejos das comunidades
              Rua Padre Miguelinho (em frente à Casa da Memória)
9h30   – Hasteamento da Bandeira do Divino e bênção dos pães         
10h30 – Desfile pelas ruas centrais da cidade
11h30 – Encontro das Bandeiras do Divino – Largo da Catedral
              Apresentações culturais

15 a 19/05
*Festa do Divino - Lagoa da Conceição
  Rua Francisca Luiza Vieira
  (Imediações do Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição)
  Casal Festeiro: Dárcio Gustavo Correia Filho e Darci Adelina Silveira

16 a 19/05
*Festa do Divino - Centro
  Sede da Irmandade do Divino Espírito Santo
  Avenida Hercílio Luz nº 1249 (Em frente à Praça Getúlio Vargas)
  Festeiro: Colégio Santa Catarina

17 a 19/05
*Festa do Divino - Estreito
  Rua Souza Dutra nº 442
  (Imediações do Santuário Nossa Senhora de Fátima)
  Casal Festeiro: Sérgio Vieira e Joanilda de Cassia Pereira Vieira

18 e 19/05
*Festa do Divino - Ribeirão da Ilha
  Praça Hermínio Silva / Freguesia
  (Imediações da Igreja de Nossa Senhora da Lapa)
  Casal Festeiro: Célio João e Ivete E. Martins

22 a 26/05
*Festa do Divino - Trindade
  Praça Santos Dumont nº 94
  (Imediações da Paróquia da Santíssima Trindade)
  Festeiros: Adi Mauro Zanuzo e Clelia Zanuzo;
                  Maria Francisca Secco e Maria Josefina Secco

31/05 a 2/06
*Festa do Divino - Pântano do Sul
  Rua Abelardo Otacílio Gomes
  (Imediações da Igreja do Pântano do Sul)
  Casal Festeiro: Osvaldo Leôncio Duarte e Maria Olga Duarte

JUNHO


7 a 9/06
*Festa do Divino - Rio Tavares
  Rua do Divino Espírito Santo / Cachoeira do Rio Tavares
  (Imediações da Capela Bom Jesus)
  Casal Festeiro: Leandro Maurício Machado e Jacirene Ondina S. Machado

7 a 9/06
*Festa do Divino - Monte Verde
  Rodovia Virgílio Várzea nº 538
  (Imediações da Igreja Matriz São Francisco Xavier)
  Casal Festeiro: Roberto Carlos Amorim e Elizabete Amorim

JULHO


13 e 14/07
*Festa do Divino - Campeche
  Rua da Capela nº 1347
  (Imediações da Capela de São Sebastião)
  Casal Festeiro: Osmar João da Cunha e Nora Ney da Cunha

AGOSTO


30/08 a 1º/09
*Festa do Divino - Barra da Lagoa
  Rua Amaro Coelho nº 35
  (Imediações da Igreja e da Praça de Esportes)
  Casal Festeiro: João José de Souza e Maria Natal de Souza

SETEMBRO


6 a 8/09
*Festa do Divino - Santo Antônio de Lisboa
  Caminho dos Açores nº 2450
  (Imediações da Igreja Nossa Senhora das Necessidades)
  Casal Festeiro: Alaete Hercílio Mariano e Nilda da Luz Marciano
  
13 a 15/09
*Festa do Divino - Rio Vermelho
  Rodovia João Gualberto Soares
  (Imediações da Igreja São João Batista e Praça João G. Soares)
  Casal Festeiro: Dalmo Meneses e Lucimar Maura Meneses

27 a 29/09
*Festa do Divino - Canasvieras
  Rua Tertuliano de Brito Xavier
  (Imediações da Igreja São Francisco de Paula)
  Casal Festeiro: Amarildo Osvaldo Forte e Cidelma Marina Bittencourt Forte

29/09 – Canasvieiras
*Encerramento do Ciclo do Divino Espírito Santo 2013
16h      – Café da Partilha e confraternização
              Rua Tertuliano de Brito Xavier
              (Imediações da Igreja São Francisco de Paula)
16h30 – Encontro das Bandeiras do Divino
              Apresentação dos casais festeiros de 2014


Fontes:
Nunes, Lélia Pereira da Silva - Caminhos do Divino – Um Olhar sobre a Festa do Espírito Santo em Santa Catarina. Florianópolis. Editora Insular, 2010.

Site A Diáspora – artigo “Isabel e a Origem das Festas do Espírito Santo entre os Portugueses” – http://www.adiaspora.com/_port/gentes/artigo/adias.htm

Comentários

Laiz disse…
Rafa, como você escreve bem.
Posso sugerir algo?
Crie, ou procure algumas tags.
Ou então nos eventos culturais que você for, tire bastante fotos. O que acha?
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C