Pular para o conteúdo principal

CIRCO DA DONA BILICA- NOVO ESPAÇO PARA O TEATRO NO SUL DA ILHA!



O Sul da Ilha de Santa Catarina ganha  uma nova alternativa de lazer e cultura: o Circo da Dona Bilica, empreendimento da companhia Pé de Vento Teatro. Dona Bilica, a famosa “manezinha” interpreta¬da pela atriz Vanderléia Will, a Vandeca, e seu marido o palhaço Pepe Nuñez são os anfitriões das mais diversas atrações e dos eventos que serão realizados sob a lona amarela e azul armada na praia do Morro das Pedras.
Com capacidade para 234 espectadores sentados, o circo é a materialização de um projeto amadurecido ao longo de dez anos por Vanderléia e seu companheiro de vida e de trabalho, Pepe Núñez. Ao mesmo tempo em que servirá de palco permanente para as atrações da Cia Pé de Vento, a estrutura se abrirá para as mais diversasmanifestações artísticas e culturais da cidade e também a convidados de outras partes do país e do mundo.
O circo será também um espaço alternativo na cidade para abrigar eventos culturais, com ênfase àqueles voltados ao universo do circo e do teatro. Um exemplo é o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina, organizado pela Cia Pé de Vento, que ganha uma sede permanente para a sua terceira edição, programada para o início de novembro. 
Além de ser um centro de fomento e de intercâmbio entre artistas e produtores culturais, outra grande missão da estrutura será a preparação de novos talentos. As oficinas que Pepe ministra em todo o Brasil – ele é um dos mais respeitados e conhecidos formadores de palhaços no país – se concentrarão, a partir de agora,em Florianópolis.

Haverá opções de curta duração e também cursos que se estenderão ao longo de quase um ano. A primeira edição na nova casa está programada já para o início de setembro.
Tudo isso será feito com autonomia, independência e liberdade. O Circo da Dona Bilica é inteiramente fruto da iniciativa de seus idealizadores e resultado de muitos anos de trabalho persistente na área cultural. “O projeto foi concebido em cada detalhe com o objetivo de oferecer uma alternativa agradável e construtiva de lazer às famílias de Florianópolis e toda a região”, descreve Vandeca.
Batizar o circo com a referência à Dona Bilica foi uma escolha natural: trata-se de uma homenagem
à cultura local, com a qual Vandeca convive desde pequena – e cujos conhecimentos aprofundou nas intensas pesquisas que fez para desenvolver a personagem – e uma manifestação de agradecimento de Pepe à cidade que o acolheu e onde nasceram os dois filhos do casal, Lucas e Maria Luisa. Dessa forma,
a cultura açoriana será certamente uma referência constante para o circo.
A proposta é que o empreendimento abra suas portas diariamente, por conta das suas diversas atividades. E que o sustento seja assegurado principalmente por essas atividades, além de possíveis apoios do comércio da região e de patrocínios governamentais e de empresas privadas.
“Nãohá forma de um artista ser mais livre e independente do que ser financiado diretamente pela plateia. De certa forma, o circo representa uma volta aos tempos em que eu fazia teatro de rua na Europa e sobrevivia das contribuições das pessoas que passavam. Foi um dos períodos mais felizes e criativos da minha trajetória artística e tenho certeza de que vou reviver essas sensações a partir de agora”, compara Pepe.
Além das apresentações da Dona Bilica, a programação inicial do circo inclui algumas das peças de grande sucesso na trajetória da Cia Pé de Vento, como “De Malas Prontas” e “Bom Apetite”. E o público certamente será agraciado com muitas novidades ao longo dessa bela história que está apenas começando. Atrações de outros partes do país e do mundo também serão frequentes, como já é possível constatar pela programação do primeiro mês de funcionamento. 
Com 1.404 m2, a estrutura inclui teatro equipado com caixa preta, iluminação cênica e sonorização, além de lanchonete, banheiros, loja de conveniências e estacionamento.

MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE DA CIA - CIRCO DA DONA BILICA - http://www.circodonabilica.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C