Pular para o conteúdo principal

CowParade, maior evento de arte outdoor do mundo, virá para Santa Catarina em 2011


A CowParade é considerada a exposição artística ao ar livre de maior sucesso internacional, pois, além de um número de obras significativos, os espaços de apresentação são públicos e de acesso gratuito ao público em geral.

A origem da CowParade

A primeira edição foi organizada no ano de 1998, na cidade de Zurique, Suíça, dedicada a propagar a democratização da cultura. Em seus onze anos de sucesso e promovida em mais de sessenta cidades, entre elas: Nova Iorque, Londres, Paris, Chicago, Milão, Dublin, Tóquio, Cidade do México, Estocolmo, Buenos Aires e São Paulo, a CowParade foi apreciada por mais de 150 milhões de pessoas ao redor do mundo.

 
Mecânica da ação

Para o evento, artistas locais pintam e adornam vacas produzidas em fibra de vidro, que são expostas em locais estratégicos para a apreciação pública. Terminado o evento as obras são leiloadas, sendo a quantia arrecadada destinada a várias instituições de caridade.

À Esquerda: O piloto espanhol Fernando Alonso participa da CowParade em Madrid.

Artistas de renome

Mais de cinco mil artistas, profissionais ou amadores, já fizeram sua leitura e deram vida às vacas da CowParade, entre eles, profissionais renomados como Romero Britto, Oliviero Toscani, Robert Stern, Radiohead, David Lynch, Elio Fiorucci, Michael Graves, Lino Villa Ventura, Peter Max, Patrick Hughes, Jan Saudic, Roman Tyc, James Rizzi, Burton Morris, Red Grooms, Richard Haas, Patricia Nix, LeRoy Neiman e Edwina Sandys.

À direita: Romero Britto é um dos vários artistas de renome mundial que participaram da CowParade ao redor do mundo.

CowParade em São Paulo

No evento realizado na cidade de São Paulo em 2006, foram expostas 150 vacas e assinadas por aproximadamente 70 artistas. O evento contou 50 patrocinadores, 600 inscrições de projetos de vacas para a seleção. A expectativa do evento era de arrecadar cerca de R$ 500 mil, mas, segundo os organizadores, foi arrecadado o montante de 1,2 milhão.

US$ 22 milhões

Segundo dados da própria Cow Parade Holdings Corporation, com o leilão das vacas, o evento já arrecadou mais de 22 milhões de dólares para entidades filantrópicas em todo o globo. Oprah Winfrey, Ringo Starr, Elton John e Nelson Mandela são alguns dos proprietários das vacas da CowParade.

Business

A CowParade possui um grande potencial de geração de negócio para o Estado que a abriga. É um evento que envolve organizações empresariais, artísticas, filantrópicas, governamentais e o público em geral.

CowParade SC

O evento pretende explorar o potencial artístico regional, incentivando artistas locais e dando-lhes visibilidade mundial, em um período no qual a cidade recebe turistas de diferentes origens. Os principais objetivos são: promover o Estado nacionalmente, por meio da mídia espontânea que, invariavelmente, ocorre; agregar valor ao mercado turístico perante os visitantes desta época e atrair novos visitantes; movimentar a economia local; além de contribuir com a sociedade, disponibilizando cultura e entretenimento gratuitamente, e arrecadando fundos para organizações sem-fins lucrativos.

O Empreendedor

Giovane Pasa, presidente da Labbo Negócios Digitais, que tem sede em Florianópolis, conta porque decidiu investir nesse projeto. “A idéia de realizar a CowParade em Santa Catarina se encaixou quando definimos nosso plano de ação para 2011 que previa a realização de algo majestoso para nosso Estado. No seu gênero este evento será o maior já promovido em Santa Catarina. Estamos orgulhosos e entusiasmados com este investimento”, revela o executivo.

Possibilidades comerciais

A Labbo está empenhada em fazer desta uma das maiores CowParades já vistas no mundo. As cidades-sede serão Florianópolis, Joinville, Camboriú e Blumenau, mas as vaquinhas, com certeza, romperão as fronteiras e tomarão conta do Estado inteiro. Empresas de todo os municípios catarinenses estão convidadas a se juntar à causa e patrocinar uma ou mais peças que impactarão a todos que moram e visitarão Santa Catarina no período entre novembro de 2011 e janeiro de 2012.

Para solicitar uma apresentação do projeto entre em contato com a Labbo pelo telefone 48 -3225 5908 e fale com Carolina Barreto.


Fonte: Labbo

Comentários

Juliana disse…
Adoro as vaquinhas!!!! Não vejo a hora de ve-las em Joinville!

Postagens mais visitadas deste blog

Série gay independente mostra a vida de soropositivos e os perigos da AIDS

No dia 21 de outubro começou a ser exibida na internet, a webserie “Positivos”, uma produção independente e realizada sem recursos ou patrocínio que tem como tema principal a AIDS, a partir da história de um grupo de quatro jovens que são soropositivos e dividem um apartamento. A trama tem temática gay e se passa no Rio de Janeiro. A ideia do projeto é alertar a sociedade do perigo da AIDS num período em que existe a falsa sensação de que a epidemia da doença foi controlada e faz muitas pessoas relaxarem quanto aos cuidados preventivos, como o uso da camisinha, por exemplo. Segundo dados oficiais, só no Brasil são mais de 36 mil novos casos por ano e mais de 11 mil óbitos em consequência do vírus. Até junho de 2012, mais de 650 mil diagnósticos de HIV no país foram confirmados. Na sinopse da trama, Hernandes (Carlo Porto) foi contaminado nos anos 90, período crítico da epidemia. Casado e com um filha, se separou da mulher quando começou a se sen

PRAIA DE ITAGUAÇU - FLORIANÓPOLIS

Itaguaçu (Florianópolis) Coordenadas: 27° 36' 47" S 48° 35' 23" W Itaguaçu é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Está situado na porção continental do município, ao sul, entre os bair ros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer literalmente "Viveiro de Pedras Grandes" ou "Lugar onde há Pedras Grandes". Estas pedras constituem interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu, e também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo com uma sétima pedra no meio (alusão a ritual satânico)… Existem pequenas praias urbanizadas nas quais alguns bares e restaurantes são especialmente agradáveis pela vista que se descortina, o que faz com que haja um bom mo

Escultura do boitatá reforça legado de Franklin Cascaes na UFSC

Uma escultura de 13 metros de altura representando o ente folclórico conhecido como boitatá vai integrar o espaço visual da UFSC. O lançamento do projeto aconteceu na manhã da quarta-feira (05/11/09) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Projetada pelo artista plástico Laércio Luiz da Silva, a obra "Boitatá Incandescente" possui estrutura metálica e será construída a partir de vigas de ferro em forma de I retiradas da ponte Hercílio Luz durante os trabalhos de reforma. A escultura ficará no lago entre os Centros de Eventos e de Convivência.           Maquete do Lago da UFSC O projeto "Boitatá na Ilha da Magia" foi idealizado por Laércio Luiz há 10 anos, com o objetivo de homenagear um grande nome da terra, o artista e pesquisador Franklin Cascaes. Apesar da proposta contar com aprovação do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, demorou muito tempo para sair do papel. Agora, dentro dos festejos referentes ao centenário de nascimento de C