A CowParade é considerada a exposição artística ao ar livre de maior sucesso internacional, pois, além de um número de obras significativos, os espaços de apresentação são públicos e de acesso gratuito ao público em geral.
A origem da CowParade
A primeira edição foi organizada no ano de 1998, na cidade de Zurique, Suíça, dedicada a propagar a democratização da cultura. Em seus onze anos de sucesso e promovida em mais de sessenta cidades, entre elas: Nova Iorque, Londres, Paris, Chicago, Milão, Dublin, Tóquio, Cidade do México, Estocolmo, Buenos Aires e São Paulo, a CowParade foi apreciada por mais de 150 milhões de pessoas ao redor do mundo.
Mecânica da ação
Para o evento, artistas locais pintam e adornam vacas produzidas em fibra de vidro, que são expostas em locais estratégicos para a apreciação pública. Terminado o evento as obras são leiloadas, sendo a quantia arrecadada destinada a várias instituições de caridade.
À Esquerda: O piloto espanhol Fernando Alonso participa da CowParade em Madrid.
Artistas de renome
Mais de cinco mil artistas, profissionais ou amadores, já fizeram sua leitura e deram vida às vacas da CowParade, entre eles, profissionais renomados como Romero Britto, Oliviero Toscani, Robert Stern, Radiohead, David Lynch, Elio Fiorucci, Michael Graves, Lino Villa Ventura, Peter Max, Patrick Hughes, Jan Saudic, Roman Tyc, James Rizzi, Burton Morris, Red Grooms, Richard Haas, Patricia Nix, LeRoy Neiman e Edwina Sandys.
À direita: Romero Britto é um dos vários artistas de renome mundial que participaram da CowParade ao redor do mundo.
CowParade em São Paulo
No evento realizado na cidade de São Paulo em 2006, foram expostas 150 vacas e assinadas por aproximadamente 70 artistas. O evento contou 50 patrocinadores, 600 inscrições de projetos de vacas para a seleção. A expectativa do evento era de arrecadar cerca de R$ 500 mil, mas, segundo os organizadores, foi arrecadado o montante de 1,2 milhão.
US$ 22 milhões
Segundo dados da própria Cow Parade Holdings Corporation, com o leilão das vacas, o evento já arrecadou mais de 22 milhões de dólares para entidades filantrópicas em todo o globo. Oprah Winfrey, Ringo Starr, Elton John e Nelson Mandela são alguns dos proprietários das vacas da CowParade.
Business
A CowParade possui um grande potencial de geração de negócio para o Estado que a abriga. É um evento que envolve organizações empresariais, artísticas, filantrópicas, governamentais e o público em geral.
CowParade SC
O evento pretende explorar o potencial artístico regional, incentivando artistas locais e dando-lhes visibilidade mundial, em um período no qual a cidade recebe turistas de diferentes origens. Os principais objetivos são: promover o Estado nacionalmente, por meio da mídia espontânea que, invariavelmente, ocorre; agregar valor ao mercado turístico perante os visitantes desta época e atrair novos visitantes; movimentar a economia local; além de contribuir com a sociedade, disponibilizando cultura e entretenimento gratuitamente, e arrecadando fundos para organizações sem-fins lucrativos.
O Empreendedor
Giovane Pasa, presidente da Labbo Negócios Digitais, que tem sede em Florianópolis, conta porque decidiu investir nesse projeto. “A idéia de realizar a CowParade em Santa Catarina se encaixou quando definimos nosso plano de ação para 2011 que previa a realização de algo majestoso para nosso Estado. No seu gênero este evento será o maior já promovido em Santa Catarina. Estamos orgulhosos e entusiasmados com este investimento”, revela o executivo.
Possibilidades comerciais
A Labbo está empenhada em fazer desta uma das maiores CowParades já vistas no mundo. As cidades-sede serão Florianópolis, Joinville, Camboriú e Blumenau, mas as vaquinhas, com certeza, romperão as fronteiras e tomarão conta do Estado inteiro. Empresas de todo os municípios catarinenses estão convidadas a se juntar à causa e patrocinar uma ou mais peças que impactarão a todos que moram e visitarão Santa Catarina no período entre novembro de 2011 e janeiro de 2012.
Para solicitar uma apresentação do projeto entre em contato com a Labbo pelo telefone 48 -3225 5908 e fale com Carolina Barreto.
Fonte: Labbo
Comentários